Japão suspende importação de carne de frigoríficos brasileiros

Japão suspende importação de carne de frigoríficos brasileiros

Japão suspende importação de carne de frigoríficos brasileiros

Suspensão vale “até novas notificações” e inclui tanto o comércio de frango quanto de outros produtos com origem nas unidades investigadas no Brasil


A embaixada do Japão no Brasil informou nesta terça-feira (21) que o país interrompeu a importação de carne produzida nos 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada na última semana pela Polícia Federal (PF). A suspensão vale “até novas notificações” e inclui tanto o comércio de frango quanto de “outros produtos” com origem nas unidades investigadas.
A decisão do Japão se dá por uma investigação da Polícia Federal, que apura o envolvimento de frigoríficos em um esquema criminoso que subornava fiscais federais, a fim de autorizar a comercialização de produtos que já estavam em condições impróprias para consumo.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 18 estabelecimentos são do Paraná, dois de Goiás e um de Santa Catarina, pertencentes a grandes empresas como a JBS e a BRF.
Exportação
O ministério deve divulgar, até o final da noite, um balanço do total de países que adotaram medidas semelhantes. De acordo com a pasta, a informação até o momento é de que o Japão apenas pediu esclarecimentos ao governo brasileiro sobre o assunto. Outro país que suspendeu temporariamente a entrada de carne brasileira foi a China.

Coreia do Sul
A Coreia do Sul também havia anunciado a suspensão da importação de carnes do Brasil na última segunda-feira (20). Nesta terça-feira, no entanto, o país revogou a medida. O Ministério da Agricultura sul-coreano informou que vai intensificar a fiscalização dos alimentos importados do Brasil e exigir de sua fornecedora um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro.
A BRF afirmou em comunicado que a empresa não havia sido notificada da suspensão: “Diferentemente do que vem sendo noticiado, a BRF informa que não recebeu nenhuma notificação oficial das autoridades brasileiras ou estrangeiras a respeito da suspensão de suas fábricas por países com os quais mantém relações comerciais, incluindo Coreia do Sul e União Europeia”.

O governo sul-coreano considerou o comunicado do governo brasileiro enviado na segunda-feira para tomar a decisão de revogar a medida. Foi informado à Coreia do Sul que a carne em que foram constadas irregularidades não foi exportada para o país. No entanto, Hong Kong e a União Europeia – que, assim como o Japão, suspendeu a importação da carne brasileira – tiveram confirmado o recebimento de lotes fora do padrão.
Fonte: Último Segundo/Brasil Econômico/Ig. São Paulo


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários