Trump culpa republicanos mais radicais por fracasso na reforma da saúde

Trump culpa republicanos mais radicais por fracasso na reforma da saúde

Trump culpa republicanos mais radicais por fracasso na reforma da saúde

Sem apoio do seu próprio partido, Trump teve que retirar o projeto de lei que propunha reformas na saúde da Câmara dos Representantes, na sexta-feira


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou neste domingo (26) os congressistas de seu próprio partido, o Partido Republicano, pelo fracasso na aprovação da reforma no sistema de saúde do país. Essa foi a maior derrota sofrida pelo mandante americano desde que assumiu a presidência. Sem o apoio de um grupo de republicanos ultraconservadores, conhecido como Freedom Caucus, ele teve que retirar seu projeto da pauta da Câmara dos Representantes na última sexta-feira (24).
“Os democratas estão sorrindo em [Washington] D.C. porque o Freedom Caucus, com a ajuda do Club for Growth e Heritage, salvaram a Planned Parenthood e o Obamacare”, disse Trump em mensagem no Twitter.
O presidente se referiu ao nome como ficou conhecida a reforma do sistema de saúde promovida pelo ex-presidente Barack Obama e que ele queria substituir por um projeto idealizado por congressistas de seu partido e que foi apadrinhado pela Casa Branca.
A proposta dos republicanos também retirava recursos da Planned Parenthood, a maior organização de planejamento familiar dos EUA, que recebeu várias críticas do partido durante sua campanha presidencial.
Em grande parte, a proposta não foi adiante devido à oposição do Freedom Caucus, grupo que conta com cerca de 30 congressistas. Sem o respaldo deles, Trump não obteria os 216 votos necessários para aprovar o projeto.
O presidente do Freedom Caucus, Mark Meadows, afirmou neste sábado (26), que o fracasso do projeto não é o fim do debate sobre a reforma da saúde. Os congressistas do grupo explicam que defendem uma proposta com menos regulações do que a defendida pelo presidente.
Em entrevista à emissora ABC, Meadows disse que Trump ainda será o “mais valioso jogador” no processo para desmantelar o Obamacare.

Trump pretende acabar com Obamacare
O Obamacare, uma lei elaborada para aumentar a qualidade dos planos de saúde e torná-los acessíveis à população de baixa renda, deu cobertura média a mais de 20 milhões de pessoas.
No entanto, o presidente dos Estados Unidos considera a lei um “desastre” e prometeu, durante a campanha eleitoral, “revogar e substituir” essa lei.
O Congressional Budget Office (CBO), um órgão não partidário, calcula que o projeto que o republicano defende deixaria 14 milhões de pessoas sem cobertura médica em 2018. Em uma década, outras 24 milhões de pessoas perderiam seus planos de saúde.
O CBO também estima que a proposta que ganhou o aval de Trump representaria uma economia de US$ 150 bilhões em 10 anos.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários