Seis frigoríficos são interditados pelo Ministério da Agricultura; veja quais

Seis frigoríficos são interditados pelo Ministério da Agricultura; veja quais

Seis frigoríficos são interditados pelo Ministério da Agricultura; veja quais

Com fechamento de mais três unidades no Paraná nesta segunda-feira (27), número de frigoríficos interditados após operação da PF já chega a seis


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta segunda-feira (27) a interdição de mais três frigoríficos que foram alvos da Operação Carne Fraca . Em comunicado atualizado no íncio da tarde desta segunda-feira (27) o ministério informou que estão interditadas: uma unidade da empresa Souza Ramos, em Colombo, no Paraná; duas unidades da Peccin, em Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC); uma unidade da BRF, em Mineiros (GO); uma unidade da SSPMA, em Sapopema (PR); uma unidade da Farinha de Castro, em Castro (PR).
Os dois frigoríficos estão entre os 21 investigados na operação da Polícia Federal, deflagrada no dia 17 de março para apurar suspeitas de irregularidades na produção de carne processada e derivados, bem como na fiscalização do setor.
Outras três unidades já haviam sido interditadas pelo ministério no dia 17. As unidades da Peccin Agro Industrial em Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC), onde são produzidos embutidos (mortadela e salsicha), e da BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão, entre outras), em Mineiros (GO), onde é feito o abate de frangos.
O ministério não especificou os motivos das novas interdições. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, concederá entrevista coletiva ainda na tarde desta segunda-feira para apresentar um balanço da operação.
Mercados retomam importações
Durante o fim de semana, após intensa movimentação do governo federal, países importadores da carne brasileira, como China, Egito e Chile, anunciaram a reabertura dos mercados para o produto brasileiro . Os embargos haviam sido determinados logo após as denúncias de irregularidades na fiscalização da qualidade da carne no Brasil.
No caso da China, a retomada das importações representa um grande alívio para a economia do Brasil, uma vez que o país asiático era o maior comprador do produto, tendo desembolsado cerca de US$ 1,75 bilhão  em carne brasileira no ano passado.
Carne Fraca
A megaoperação da Polícia Federal atacou esquema que envolvia o pagamento de propina por parte de donos de frigoríficos a agentes fiscalizadores do Ministério da Agricultura.
Segundo as investigações, os empresários pagavam para obter certificados de qualidade sem comprová-la, estratégia que permitia “maquiar” produtos que não atendiam aos padrões exigidos e comercializar carnes inadequadas para o consumo.
Entre as empresas envolvidas no esquema criminosos estavam a JBS e a BRF, os dois maiores produtores nacionais, que agregam marcas como Friboi, Seara, Sadia e Perdigão.
Neste domingo (26), o juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Federal de Curitiba,  decidiu soltar mais três pessoas que haviam sido presas  temporariamente pela PF. Dois eram dirigentes do Mapa nas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu e de Maringá. Já o terceiro é filho de Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente regional do Mapa no Paraná apontado como “líder do esquema” de corrupção em frigoríficos.
Fonte: Último Segundo/Brasil Econômico/Com informações e reportagem da Agência Brasil


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários