São Paulo tem mês de março mais seco dos últimos oito anos
Capital teve 160,3 mm em 2017, ficando 15% abaixo da média de 188,8 mm
Apesar de um início de ano chuvoso em São Paulo, o mês de março foi o mais seco dos últimos oito anos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital registrou 160,3 mm em 2017, ficando 15% abaixo da média histórica de 188,8 mm.
Após análise dos dados aferidos no mirante de Santana, que fica na zona norte de São Paulo , o instituto concluiu que ocorreram apenas 12 dias chuvosos em março, sendo que a média é de 15 dias. O dia com maior volume de chuva foi 7 de março, com 43,6 mm. Já a temperatura ficou como o esperado: média de 27,3°C.
Bem diferente de março, o mês de janeiro deste ano foi considerado o mais chuvoso dos últimos 74 anos, com precipitação de 424,2 mm. O último recorde para janeiro havia sido observado em 2011, quando choveu 493,7 mm.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), as chuvas de fevereiro também ficaram abaixo da média esperada. Foram apenas 156,2 mm registrados, ante 219,2 mm da média para o mês.
Previsão
O início da semana não vai ser tão diferente do sábado e domingo, segundo o CGE. Se o dia começa friozinho, o sol passa a esquentar o paulistano ao longo do dia, mas não é suficiente para evitar que as temperaturas voltem a cair durante a noite.
Nesta segunda-feira, os termômetros variam entre 15°C e 26°C, com percentuais de umidade se aproximando dos 40%, ou seja, o clima vai continuar seco. Já na terça, a temperatura deve variar entre 16°C e 26°C.
As chuvas só devem voltar a aparecer em São Paulo na quinta-feira, segundo o Inmet. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas voltam a subir, variando entre 17°C e 34°C, e na quinta-feira há previsão de chuvas e trovoadas isoladas
Fonte: Último Segundo/São Paulo/Ig. São paulo
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email