Estados Unidos ameaçam novos ataques à Síria, caso “seja necessário”

Estados Unidos ameaçam novos ataques à Síria, caso "seja necessário"

Estados Unidos ameaçam novos ataques à Síria, caso “seja necessário”

Declaração vem depois de um dia de repercussões em que a mídia e congressistas norte-americanos questionaram se o presidente Donald Trump já sabe qual será o próximo passo em relação ao governo de Bashar Al-Assad


A representante dos Estados Unidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, disse nesta sexta-feira (7) em uma reunião emergencial do Conselho de Segurança que o governo norte-americano pode ir além do ataque realizado na noite desta quinta (6) contra uma base aérea síria .
“Os Estados Unidos tomaram um passo muito calculado na noite de ontem. Nós estamos preparados para fazer mais, mas esperamos que não seja necessário”, disse ela. A declaração veio depois de um dia de repercussões em que a mídia e congressistas norte-americanos questionaram se o presidente Donald Trump já sabe qual será o próximo passo em relação ao governo de Bashar Al-Assad. E, ainda, se seu objetivo seria derrubar o presidente sírio ou apenas mostrar que os Estados Unidos não tolerariam um ataque químico.
Também durante a reunião do Conselho de Segurança, o representante da França, François Delattre, disse que o ataque norte-americano foi uma “resposta legítima ao ataque químico”.
O Reino Unido também demonstrou apoio. Segundo o embaixador Matthew Rycroft, “O Reino Unido apoia o ataque americano na base aérea de Shayrat porque crimes de guerra têm consequência, e o maior criminoso de guerra de todos os tempos, Bashar al-Assad, agora foi avisado”. Rycroft afirmou que o ataque foi uma resposta proporcional aos atos ocorridos na última terça-feira.
Já o embaixador russo, Vladimir Safronkov, afirmou que o ataque foi uma violação do direito internacional e um ato de agressão. “Nós condenamos fortemente esta ação ilegítima dos EUA. As consequências desse ato, para a estabilidade regional e internacional, podem ser extremamente sérias”, avisou.
Entenda a postura norte-americana
O lançamento de mais de 50 mísseis norte-americanos contra a base militar síria de Shayrat, próximo à cidade de Homs, pode dar início a um novo capítulo na longa e penosa guerra civil da Síria.
Durante os seis anos do conflito, completados no último mês de março, o governo norte-americano sempre criticou o governo do presidente, Bashar al-Assad, pedindo sua saída, mas limitavam seus ataques em território sírio às áreas dominadas pelos grupos terroristas Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e Frente al-Nusra, braço da Al-Qaeda na Síria.
No entanto, desde que o atual presidente, Donald Trump, assumiu a Casa Branca, o discurso contra Assad foi amenizado e o foco era total contra o EI.
Porém, um ataque químico supostamente cometido pelo regime de Assad, e que deixou mais de 80 mortos, foi uma nova peça no tabuleiro que parece ter mudado a postura do governo Trump. Tal mudança pode significar um aviso ou o início de um conflito ainda maior entre os Estados Unidos e a Síria, afetando todos os países que apoiam um lado ou outro da briga.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Brasil e da Ansa.


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários