Coreia do Norte diz que há risco de uma guerra nuclear com os Estados Unidos

Coreia do Norte diz que há risco de uma guerra nuclear com os Estados Unidos

Coreia do Norte diz que há risco de uma guerra nuclear com os Estados Unidos

Declaração foi dada por embaixador de Pyongyang na ONU; país asiático vem executando testes militares nas últimas semanas, o que irritou os EUA


A tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte pode acabar em uma guerra nuclear entre as duas nações. O alerta sobre o risco foi dado nesta segunda-feira (17) pelo embaixador do país asiático na ONU (Organização das Nações Unidas), Kim In Ryong.
O diplomata afirmou que os Estados Unidos estão “perturbando a paz e a estabilidade globais, insistindo em uma lógica de gângster”. Nos últimos dias, o governo do presidente Donald Trump deslocou um porta-aviões e navios antimísseis para a região e prometeu agir unilateralmente caso a Coreia do Norte continue realizando testes nucleares e balísticos.
As declarações do embaixador norte-coreano foram dadas poucas horas depois da visita do vice-presidente dos Estados Unidos , Mike Pence, à zona desmilitarizada na fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte, parada que não estava prevista na agenda de sua viagem de dez dias pela Ásia.
Pence esteve na base militar norte-americana de Camp Bonifas, a apenas quatro quilômetros da zona desmilitarizada, e disse que a era da “paciência estratégica” com o regime de Kim Jong-un “terminou”. O vice de Donald Trump afirmou que os Estados Unidos e seus aliados usarão “meios pacíficos ou, em última análise, qualquer meio necessário” para “estabilizar” a região.

O último teste balístico executado pelos norte-coreanos ocorreu no domingo passado (16), mas o míssil explodiu pouco depois do lançamento. “Conduziremos outros testes balísticos com base semanal, mensal e anual”, disse nesta segunda à rede britânica ” BBC ” o vice-ministro das Relações Exteriores de Pyongyang , Han Song-ryol.
“Solução Pacífica”
Ao contrário de seu vice, Trump deu entrevista à rede de televisão “ CNN ” e suavizou a retórica dos últimos dias e afirmou esperar que seja possível uma “solução pacífica” para as tensões na península coreana. Já a China , que no fim de semana havia alertado que Washington e Pyongyang estavam “a um passo da guerra”, cobrou o fim das provocações.
O objetivo de Pequim é retomar o diálogo multilateral, que envolve também os vizinhos Rússia e Japão e está congelado desde dezembro de 2008. Tanto Moscou quanto Tóquio também pediram diálogo para reduzir as tensões.

Os recentes bombardeios norte-americanos na Síria e no Afeganistão aumentaram os temores na Ásia de que o país possa também golpear o regime de Kim Jong-um na Coreia do Norte, que já prometeu “reagir” a eventuais “agressões” de Washington.

Fonte: Último segundo/Mundo/ Com informações da Ansa


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Janessa disse:

    We have very clear guidelines with the new APA report. If NARTH &#r&20;the8apists2#8221; flagrantly violate the rules, they should be held accountable. We will continue to monitor NARTH’s actions to see if they are adhering to the rules. Nicolosi and his followers should not be above the law. They should follow procedures, just like any other licensed mental health practitioners. If not, there must be consequences.

Trackbacks

N�o existem trackbacks



Últimos Comentários