Alpinista de 85 anos morre ao tentar bater recorde no Monte Everest

Alpinista de 85 anos morre ao tentar bater recorde no Monte Everest

Alpinista de 85 anos morre ao tentar bater recorde no Monte Everest

Min Bahadur Sherchan tentava recuperar o recorde conquistado em 2008 quando morreu em acampamento; médicos suspeitam de ataque cardíaco

O alpinista nepalês Min Bahadur Sherchan, de 85 anos, morreu no acampamento base do Monte Everest ao tentar alcançar o recorde de pessoa mais velha da história a chegar ao topo da montanha, feito que ostentou entre 2008 e 2013. De acordo com relatos feitos à agência de notícias “EFE”, o militar reformado morreu na tarde de sexta-feira (5) no interior de sua barraca no acampamento, que fica a 5.365 metros de altitude.
Sherchan tinha chegado ao acampamento do  Monte Everest como parte de um grupo de cinco alpinistas, segundo o enviado do Departamento do Turismo do Nepal, Gyanendra Shrestha. “Há em andamento uma investigação para esclarecer as causas da morte. Os médicos suspeitam de um ataque cardíaco”, disse Shrestha. O diretor da companhia contratada pelo grupo, Shiva Thapa, também confirmou a morte do alpinista.
Em 2008, Sherchan, então com 77 anos, atingiu o recorde de alpinista mais velho a subir ao topo do Everest, façanha superada em 2013 pelo japonês Yuichiro Miura, de 80 anos. De acordo com o jornal “The Hindu”, o militar já havia tentado recuperar seu título em 2015, mas não conseguiu alcançar o objetivo devido a avalanches causadas por um terremoto na região.
“Quero ser a pessoa mais velha a escalar o Everest novamente para ser uma inspiração para as pessoas ao redor do mundo”, disse Sherchan um mês antes da última expedição. “Eu posso ser velho em termos de idade mas ainda tenho coragem de um jovem. Eu alcançarei o pico do Everest aconteça o que acontecer”. O incidente ocorre um semana após a morte do suíço Ueli Steck, um dos alpinistas mais importantes do mundo, que caiu perto do segundo acampamento do monte.
Mais de 350 alpinistas receberam a autorização do governo do Nepal para escalar o Monte Everest nesta temporada. O número representa um recorde depois de anos de crise no setor devido ao terremoto que atingiu o país em 2015 e à avalanche que, um ano antes, matou 16 pessoas.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Brasil.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários