Touchscreen, telas sensíveis ao toque, problema para deficientes visuais

microsoft-surface-touchscreen

A moda dos dispositivos com telas sensíveis ao toque iniciada pelo iPhone, da Apple, pode dar início a toda uma geração de produtos eletrônicos inacessíveis a pessoas com deficiência visual. Essa é a preocupação de Stevie Wonder e outros ativistas que, segundo a Reuters, estiveram na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, para pedir aos fabricantes mais atenção com os cegos.

– Se vocês puderem avançar pelo menos alguns passos, nos propiciarão o entusiasmo, o prazer e a liberdade de ser parte disso – declarou o lendário músico.

Wonder disse que algumas empresas conseguiram tornar seus produtos mais acessíveis, as vezes até mesmo sem querer, e citou o iPod e o BlackBerry como dispositivos que gosta de utilizar.

Os defensores das comunidade dos cegos disseram que se os designers de produtos levassem em conta as necessidades das pessoas cegas, os aparatos eletrônicos seriam mais fáceis de usar mesmo para os que tem a visão perfeita.

A boa notícia é que os fabricantes não precisam gastar muito para melhorar seus produtos nesse sentido, nem mesmo quebrar a cabeça com grandes inovações, disse Chris Danielsen, portavoz da Federação Nacional para os Cegos.

– Não queremos frear o progresso tecnológico. O que pedimos é que pensem em formas mais simples de interação. Quanto mais simples elas for para utilizar um produto, mais pessoas ele alcançará, sejam cegos ou não.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários