Zenvo ST1 com 1119 cavalos terá apenas 15 unidades produzidas

Pouquíssimos carros no mundo possuem motores capazes de despejar mais de 1.000 cv de potência nas rodas.

zenvo_st1

O Zenvo ST1 é um deles, ao lado do prestigiado francês Bugatti Veyron e do americano Saleen S7 Twin-Turbo, que chegou a 413,8 km/h.

As 15 unidades do cupê superesportivo dinamarquês que serão fabricadas ao longo de 2009 virão equipadas com o mesmo motor 7.0 litros V8 do Chevrolet Corvette Z06, só que carregado na “pimenta”. O propulsor LS7 — fornecido pela General Motors — produzirá abusivos 1.119 cv de potência aos 6.900 rpm e 145,8 kgfm de torque máximo, soltos aos 4.500 giros. É mais que o dobro dos 512 cv e 47 kgfm de torque despejados no Corvette Z06, igualmente gerenciado por um câmbio manual de seis marchas.

O “segredo” para tanta energia extra está na instalação de um compressor mecânico que trabalha em conjunto com um turbocompressor. O próprio nome ST1 vem da junção de Supercharger — compressor, em português — com Turbo. Com as “mexidas” de engenharia, o desempenho impressiona. Segundo a Zenvo, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 3 segundos exatos e chega à máxima de 375 km/h, limitada eletronicamente.

Outro aspecto marcante no Zenvo ST1 é o visual extremamente agressivo e incomum. Há músculos, vincos e entradas e saídas de ar por todos os lados. Na frente, destaca-se um enorme “bocão” ao centro que, junto com as duas cavidades bem pronunciadas no capô, tem função exclusivamente aerodinâmica. Como o motorzão 7.0 V8 fica na traseira, são as quatro tomadas de ar laterais — duas à frente das rodas traseiras e outras duas atrás das janelas – que alimentam o coletor de admissão. Ainda nas laterais, chamam bastante a atenção as enormes rodas de liga-leve de 19 e 20 polegadas na frente e atrás, ambas cobertas com pneus de perfil baixo 255/35 e 255/30 da Michelin, na ordem. Para recebê-las, foram moldados para-lamas corpulentos.

Também fora do comum, a traseira segue o estilo arrojado e anguloso. Das laterais, dois vincos em diagonal formam um degrau nos para-lamas traseiros e descem em direção ao centro da carroceria, formando uma saliência. Ali, fica um aerofólio, fixado nas pontas. As lanternas, assim como os faróis, tem canhões de luz individuais cobertos por uma moldura do tipo colmeia. Na mesma seção ficam também as saídas do escapamento. Uma enorme saída de ar central na base do para-choques completa o visual arrojado.

Para suportar o desempenho violento, a Zenvo equipou o ST1 com alguns itens de segurança “básicos”. Entre eles, estão disponíveis controle de tração, faróis de xênon, duplo airbag frontal e freios a discos ventilados na frente e atrás, com ABS e EBD. Há ainda um head-up display, que projeta por meio de fibras óticas as informações do quadro de instrumentos no para-brisas, e um medidor da força G – que monitora as forças laterais e longitudinais sobre o veículo.

Fonte:uol


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • G disse:

    Impressionante!! 😮

    E onde é que posso encomendar um?! 😉

    Abraço!

  • felipe disse:

    esse carro fico muito loko mais com a potencia toda que esse carro tem divia corre bem mai né

  • Yuri disse:

    TA louco quando vi isso não acreditei um v8 com 1119 cavalos,puro sem turbo,imagina um bicho desse biturbo,da um pau no bugatti facinho!



Últimos Comentários