Evasão escolar no Ensino Médio do Rio
Dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) mostram que houve uma redução de mais de cem mil matrículas de ensino médio nos últimos cinco anos no Estado do Rio. Percentualmente, a queda foi de 15% entre 2004 e 2008, quase o dobro da média nacional, que registrou 8,7% no período. A diminuição é puxada basicamente pela rede estadual de ensino, com 91.195 de um total de 115.119 alunos a menos. Na contramão, a população jovem entre 14 e 19 anos cresceu pouco mais de 5%, segundo estimativas da Fundação Cide. (Veja também: Ensino público perdeu 500 mil matrículas em 2008)
Especialistas apontam diversas causas para a redução. Para o educador Ruben Klein, pesquisador da Fundação Cesgranrio, o principal problema está no fluxo escolar. Segundo ele, os índices de evasão e repetência nas últimas séries dos ensinos fundamental e médio caíram até o início dos anos 2000. De 2003 em diante, no entanto, a tendência se inverteu. (Leia mais: Ensino profissionalizante foi a modalidade que mais cresceu)
Sistema promete diagnosticar evasão
A secretária espera que, com a implementação na rede estadual de um sistema informatizado de acompanhamento da frequência dos alunos, até o segundo semestre deste ano será possível traçar um diagnóstico mais preciso sobre as causas de abandono e evasão escolar. (Confira a tabela com os dados completos do Educacenso 2008)
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email
Caso seja possível e de seu interesse gostaria de conversar sobre o assunto acima.
Sou professora da EE Almirante Tamandaré na cidade de Extremoz/RN na condição atual de gestora da escola.
Iniciei minha vida profissional juntamente com a referida escola, em 1982,antes da escola ser inaugurada na comunidade.
Em 1986 casei e fui morar no RJ e,retornei à escola no ano passado.
Ao retornar encontrei a escola com alto índice de evasão por,segundo a comunidade escolar e comunidade local,descrédito quanto a qualidade do ensino.
Encontrei também toda comunidade escolar desmotivada.Inclusive os alunos que ainda estavam na escola registraram que gostariam de sair da escola,mas por vários fatores se viam obrigados a permanecer.
Durante esse período houve reforma nas instalações físicas da escola,tornando-a referência na comunidade,porém o índice de evasão permaneceu pelo mesmo motivo apontado pela comunidade.
Gostaria da sua valiosa contribuição para análise da situação e sugestões para resgatarmos credibilidade na comunidade escolar e local.
Minha formação: Graduação em Filosofia[Licenciatura/UFRN e Bacharelado/UFRJ];atualmente fazendo Especialização em Psicopedagogia.
Agradeço a atenção dispensada.