Saiba como foi o telefonema de Barack Obama (presidente dos EUA) para Lula (presidente do Brasil)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o primeiro contato entre os dois chefes de Estado desde que o norte-americano foi empossado na presidência, no último dia 20.
Na conversa, que durou 25 minutos, Lula e Obama falaram sobre as prioridades do presidente americano no cargo no que diz respeito à sua relação com o Brasil e a América Latina.
O porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach, afirmou que Obama se mostrou disposto a trabalhar em cooperação com o presidente brasileiro para fortalecer as relações entre os dois países ao demonstrar “apreço” pelo Brasil.
“O presidente Obama expressou apreço nas relações com o Brasil e deseja trabalhar em coordenação com Lula para estabelecer a paz no continente e fortalecer as relações econômicas entre os dois países”, afirmou o porta-voz.
Segundo Baumbach, Lula parabenizou Obama pela sua posse e ressaltou o trecho do discurso proferido pelo norte-americano no qual defendeu mais cuidado para a parcela mais pobre da população mundial.
Na opinião de Lula, de acordo com o porta-voz, Obama pode “influenciar positivamente a imagem que o mundo, em especial a América Latina, tem dos Estados Unidos”.
O presidente brasileiro listou temas que os dois devem conversar no futuro, com ênfase na paz mundial, as relações dos EUA com a América Latina e com a África, a mudança climática, o G-20 (grupo dos países mais ricos do mundo) e a política de biocombustíveis brasileira. Lula ainda defendeu maior cooperação entre os dois países para a missão de paz das Nações Unidas no Haiti.
Segundo o porta-voz, Obama concordou com o presidente brasileiro sobre a extensa agenda a ser aprimorada entre o Brasil e os EUA. Na conversa, o presidente norte-americano disse que já instruiu sua equipe de trabalho para aproximar-se do Brasil nas posições que serão apresentadas pelos dois países durante reunião do G-20, prevista para ocorrer em abril, na Inglaterra.
Obama também afirmou, segundo o porta-voz, que os EUA “têm muito a se beneficiar do Brasil” no que diz respeito à política de biocombustíveis desenvolvida pelo governo federal.
Segundo o porta-voz, Lula acredita que “as boas relações entre o Brasil e os Estados Unidos têm muito a contribuir para bom ambiente político na América Latina”. Os presidentes, no entanto, não chegaram a discutir a possibilidade de Obama reverter o embargo econômico dos EUA a Cuba –expectativa ainda não confirmada pelo norte-americano.
Fonte:folha
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email
Dear Mr President.
We need of your light, in Jesus command,
to peace in the world.
a good week to all.
“ Para a paz, todos devem contribuir,
e espiritualizar-se em suas tarefas,
desde as mais simples, às mais
difíceis e complicadas.
Entendo , no entanto, que não se podem produzir
frutos de paz no meio de uma grande maioria entregues
ainda , muitos, À IDOLATRIA, e algumas outras práticas
que nos distanciam DAQUELE que nos criou para O AMOR.
Para a paz,
Eis-me aqui para o que for possível,
Um certo e humilde admirador seu,
um outro filho de MARIA,
mas apenas Rosário,
como ela mesma gosta de ser chamada..
FELICIDADES A VC , NO SERVIÇO E EM TODAS AS HORAS.
QUE OS VOTOS TB SE ESTENDAM À SUA FAMÍLIA,
E A TODOS OS LEGÍTIMOS DESCENDENTES DE ABRAÃO,
REMIDOS POR UM CERTO E PRECIOSO SANGUE.
ABRAÇO.
ANTONIO JÚNIOR
Obrigado
A paz mundial só aconce quando os seres humanos aprender a respeitar o meio ambiente, opróximo e si mesmo
Nossa, que achado aqui!! Estou seguindo seu blog diariamente a 1 mês e estou impressionado. Por favor continue com o bom trabalho e artigos, eles são muito bons! Isso está cada vez mais raro!! brigado!!