Enade 2009 será realizado no dia 8 de novembro

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009 será realizada no dia 8 de novembro. A portaria que define a realização do exame foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30).

enade

Neste ano, todos os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação avaliados devem fazer a prova. Nos anos anteriores, o exame era realizado por amostragem, com base em seleção dos alunos feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Em 2009, serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, além de duas áreas novas, as de estatística e relações internacionais. Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

São considerados ingressantes os estudantes que até 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes, os que, até a mesma data, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que tenha condições acadêmicas de conclusão neste ano letivo.

As inscrições devem ser realizadas de 29 de junho a 31 de agosto. Até 29 de maio, o Inep enviará as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das instituições de ensino inscrevam os estudantes.

Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a de origem do estudante. Ingressantes e concluintes ausentes em edições anteriores precisam regularizar a situação para fazer a prova.

O Inep divulgará, até 10 de setembro, a lista dos estudantes que participarão do exame e, até 26 de outubro, os respectivos locais de aplicação das provas. O Manual do Enade de 2009 será divulgado até 31 de março. Nele, estarão especificados os procedimentos técnicos indispensáveis para a realização da prova.

Fonte:uol


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email