Gel e comprimido que protegem mulheres da Aids (HIV)
Géis para proteger mulheres da infecção do vírus da Aids deram indicações de que podem funcionar, anunciaram pesquisadores na segunda-feira.
Um estudo com 3 mil mulheres mostrou que um gel desenvolvido pela Indevus Pharmaceuticals, com sede em Massachusetts, reduziu as taxas de transmissão em um terço. Outros dois estudos com macacos sugeriram que a droga Truvada, da Gilead Sciences Inc.’s, pode prevenir a infecção quando tomada em pílula ou usada em forma de gel.
Os estudos apresentados num encontro sobre a Aids no Canadá mostram formas possíveis de se conter a pandemia do vírus da imunodeficiência humana, que infecta 33 milhões de pessoas no mundo e já matou 25 milhões.
O médico Salim Abdool Karim, do Centro do Programa de Pesquisa em Aids da África do Sul, e seus colegas testaram o gel PRO 2000, da Indevus, em mulheres não portadoras do HIV, mas cujos maridos estavam infectados.
Embora elas estivessem apenas testando a segurança do produto, o PRO 2000 de fato reduziu a taxa de infecção pelo HIV em um terço, disseram eles no encontro.
“Este é o primeiro estudo mostrando que temos um candidato promissor”, disse Karim numa entrevista coletiva.
“Não o consideramos como uma conclusão definitiva de que o PRO 2000 seja microbicida, mas certamente o observamos como muito promissor.”
O vírus da imunodeficiência humana é especialmente comum em homens que praticam sexo com outros homens, mas na África, o continente mais atingido pela Aids, as mulheres têm grande probabilidade de serem infectadas, em geral pelos maridos.
Fonte:reuters
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email