Detalhes do Festival de Cinema de Manaus

Foi com “um imenso abraço amazónico” que Robério Braga, secretário de Estado da Cultura, abriu o Festival de Cinema de Manaus, na magnífica sala do Teatro Amazonas. Ao final de apenas meia década, parece ganha a aposta de um certame em plena floresta amazónica que se empenha em estrelas de nível mundial para aliar o glamour às causas do ecologismo e do desenvolvimento sustentado da região.

Este ano, além da presença de um convidado de honra, o cineasta francês Claude Lelouch (autor de ‘Um Homem e Uma Mulher’), viajaram para Manaus o realizador Alan Parker (‘Evita’ e ‘Mississipi em Chamas’), que preside ao júri, bem como as actrizes Neve Campbell (da série ‘Gritos’) e Parker Posey (‘Henry Fool’ e ‘Fay Grim’, de Hal Hartley) e ainda Joe Hisaishi, compositor oficial das animações de Miyazaki, entre outros membros do júri.

Até o próximo dia 13, a mensagem da aventura aliada à biodiversidade será difundida por mais de duas centenas de filmes e documentários nacionais e estrangeiros, espalhados por cerca de meia centena de espaços.

A Mostra Competitiva começou bem com o cativante drama social ‘Verônica’, do brasileiro Mauricio Farias. A longa-metragem relata o dilema de uma professora (Andréa Beltrão, conhecida em Portugal devido às telenovelas da Globo) que é forçada a tomar conta de um aluno que perdeu os pais, assassinados numa favela.

No âmbito do festival foi devolvida à floresta um gavião-real, em risco de extinção, depois de ser encontrado e tratado pelo instituto brasileiro de defesa do ambiente. A sino-francesa Myléna Jampanoi, rosto da Dior, foi a madrinha da iniciativa.

É no Teatro Amazonas que se realizam as sessões mais importantes do festival. Inaugurado em 1896, é um dos teatros brasileiros mais importantes e surge no filme ‘Fitzcarraldo’, do realizador alemão Werner Herzog.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Many social places has adopted the no smoking rule which makes life hard for smokers disse:

    Can I just say what a aid to search out someone who really is aware of what theyre talking about on the internet. You undoubtedly know easy methods to bring an issue to light and make it important. Extra individuals must learn this and understand this facet of the story. I cant imagine youre no more widespread because you definitely have the gift.

  • Marin Geeter disse:

    Greetings! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa? My site addresses a lot of the same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!