Microsoft anuncia que até junho fechará a enciclopédia eletrônica Encarta

A Microsoft anunciou hoje que, até junho, fechará definitivamente sua enciclopédia eletrônica Encarta, que era a mais importante do gênero há apenas dez anos, em um reconhecimento silencioso de que o site Wikipédia se transformou a principal referência on-line deste tipo de serviço.

encarta 2009

Em mensagem publicada em seu site, a Microsoft diz que “a Encarta foi um produto popular no mundo todo por muitos anos”, já que a enciclopédia foi distribuída em quase todos os países em CD-ROM e pode ser acessada pela internet.

A Microsoft acrescenta, entretanto, que “a categoria tradicional de enciclopédias e materiais de referência mudou: agora o público procura e consome informação de formas consideravelmente distintas às de poucos anos atrás”.

A principal diferença é que a Encarta, seguindo o modelo da Enciclopédia Britannica, oferecia um produto acabado, com atualizações periódicas, enquanto que a Wikipédia e similares publicam informações que, apesar de exigirem checagem, são atualizadas constantemente.

De acordo com o site PaidContents.com, a Wikipédia oferece atualmente 2,7 milhões de referências em sua versão em inglês, muito menos que as 42 mil da Encarta.

Como prova de sua constante revisão, a Wikipédia já informa em seu artigo em inglês sobre a Encarta que “a Microsoft anunciou em março de 2009 que interromperá a venda da Microsoft Student e todas as edições do programa Encarta Premium, no mundo todo, em junho de 2009”.

“A Microsoft citou as mudanças na forma como as pessoas procuram informação e no mercado tradicional de enciclopédias e materiais de referência como razões-chave” para a decisão, acrescenta o artigo da Wikipédia, com base no que foi publicado no site da fabricante da Encarta.

A Microsoft explicou que reembolsará os assinantes da MSN Encarta Premium que já tenham pagado pelo serviço para além do dia 30 de abril.

Fonte:abril


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email