Brasil vai emprestar dinheiro ao FMI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, na Embaixada do Brasil, em Londres, depois da apresentação do documento final da reunião do G20, que gostaria de entrar para a história como o primeiro presidente cujo governo vai emprestar dinheiro para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

fmi-fundo-monetario-internacional

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que acompanhou o presidente na entrevista e no encontro do G20, disse que o país definirá nos próximos dias o valor previsto para socorrer as economias mais afetadas pela crise econômica mundial. O valor final será comunicado em uma reunião com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

Mantega ressaltou que, em qualquer caso, o Brasil está em condições de contribuir ao Fundo, o que é um fato histórico.

Pouco antes, após participar da cúpula do Grupo dos Vinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha destacado que o Brasil entrou no FMI como país “solicitante” e que isto poderia mudar no futuro.

O ministro destacou a importância do acordo alcançado ontem na cúpula do G20, com forte socorro financeiro aos organismos multilaterais, o que será fundamental para restabelecer as linhas de crédito aos países mais necessitados.

O Brasil deseja fazer a contribuição ao FMI, segundo Mantega, confiando em que sua parcela de representação será ampliada quando for feita a revisão das cotas desse organismo multilateral.

O Japão sinalizou que vai disponibilizar U$S 100 bilhões para o fundo; a China, U$S 40 bilhões; e o Canadá, U$S 10 bilhões.

Fonte: Diário Catarinense


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Darci Nunes disse:

    O presidente disse que o Brasil está em condições de emprestar dinheiro ao FMI e ao Banco Mundial e participará do esforço do G-20, (países mais ricos e principais emergentes), para injetar US$ 1 trilhão na crise global.
    A demagógica afirmação deixa todos de cabelos em pé, face aos inúmeros problemas emergenciais que assolam o Brasil.
    Como se não bastasse o crítico sistema da Saúde, envolvendo falta de leitos, médicos, especialistas e demais profissionais, doenças como a dengue e a malária com milhares de infectados e causando mortes em diversos pontos do País, ainda temos profundos cortes nas diversas áreas da economia, como foi anunciado pelo Jornal Nacional de quinta-feira, 2.
    Nem o megalomaníaco FHC cometeria um disparate desses, o presidente precisa voltar para a terra novamente e não ousar tomar o lugar Dele, nos céus.

    Darci Nunes

  • peterson correa pimentel disse:

    Aos olhos do mundo

    Queremos ser alguem aos olhos do mundo e conquistamos uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU, mais infelizmente não conseguimos cuidar do nosso próprio país, vivemos em uma guerra civil nas cidades e nos campos, nossa segurança publica é falha e corrompida os traficantes orquestram o sofrimento na vida de milhares de famílias, as milicias exploram as comunidades pregando o terror e os movimentos seguem uma ideologia contestável invadindo propriedades publicas, particulares, destruindo pesquisas e fazendas produtivas, com tudo isso o nosso governo quer ter status de primeiro mundo escondendo a verdade ou simplesmente fingindo não saber de nada como é de costume, agora a onda da vez é emprestar dinheiro para o FMI, só que o nosso tão amado e idolatrado presidente não consegue nem dar um aumento digno para os aposentados e muito menos acabar com o deficit da previdência social ou então melhorar o sistema único de saúde, com tudo isso ainda queremos ser alguem aos olhos do mundo.

    http://www.terceiromundo.spaceblog.com.br
    pepe.luci13@hotmail.com

  • wilson disse:

    BRASILEIRO SEM ORGULHO E COM VERGONHA

    1. Não sou militante de coisa alguma, de partido algum e não fui contaminado com vírus de Brasília.
    2. Não sou o melhor exemplo de cidadania, pois tirei meu título de eleitor em 1986, e votei apenas naquele ano.
    3. Nunca acreditei em promessas de político algum, pois sempre que eles fizerem algo de bom, cumprindo promessas ou não, não fizerem mais que sua obrigação, administrando os recursos de impostos que todos pagamos e, muito mal.

    Porque posso expressar minha indignação contra este ou aquele partido político?

    1. Porque espero fazer uso da minha liberdade de expressão. (Enquanto posso.)
    2. Porque sempre querendo ou não paguei impostos para sustentar este país.
    3. Porque fico frustrado com um presidente de se vangloria de levar o meu país a ser credor do FMI em 10 bilhões de dólares, dinheiro gasto para socorrer e estancar a economia dos países ricos quebrados por empresários e banqueiros sem escrúpulos, enquanto meus compatriotas morrem em longas filas hospitalares, pois mais do que nunca no Brasil a saúde está na UTI.
    4. Posso expressar minha indignação e frustração por ver um presidente gastar milhões na compra de um avião e outras centenas de milhares de Reais voando mundo afora, enquanto centenas de brasileiros honestos e trabalhadores morrem nas estradas esburacadas deste país.
    5. Posso expressar minha indignação porque fico frustrado com um presidente analfabeto que chama o seu povo de ignorante por não ter decidido a eleição para presidente no primeiro turno.
    6. Posso expressar minha indignação porque fico frustrado com a corja de corruptos e ladrões do atual governo, que envergonham esta nação com escândalos, mensalões…e etc.
    7. Posso expressar minha indignação porque tenho visto um presidente com um partido tão ruim que dentre os piores, como não tinha alguém menos pior, endossa sua sucessora, completamente inexperimente e incapaz de conduzir este país, sem levar em consideração o fato do seu passado comprometedor.
    8. Posso expressar minha indignação por ver um presidente incoerente nos seus discursos, e quando se coloca à tribuna, sem senso diplmático algum ofente com palavras torpes aqueles que denunciam os erros dos seu governo.
    9. Posso expressar minha indignação em ver que a possível sucessora deste mesmo presidente, (isto sem o meu voto, pois pretendo continuar na minha ignorãncia) abertamente defender a discriminalização do aborto, a união entre homossexuais, não posso dizer “casamento”, pois casamento só pode existir entre pessoas de sexo opostos.
    10. Posso expressar minha indignação porque não sou obrigado a aceitar passivamente esta vergonha nacional que se tornou o congresso nacional e o palácio do planalto.
    11. Posso expressar minha indignação porque perante Deus sou responsável em interceder pelos nossos governantes e o faço, pedindo que Deus os tire de lá, nos poupando de tanta vergonha no cenário político internacional.
    12. Posso expressar minha indignação porque tive o desprazer de ter um presidente que se orgulha de ser analfabeto que passou 8 anos tão longe do seu povo que nunca teve tempo para ver as suas reais necessidades.
    13. Finalmente posso expressar minha indignação por ver tantas injustiças e abandono, num país tão lindo e rico, auto-suficiente em riquezas minerais, com boa parte da sua população vivendo de forma carente, às custas da corrupção da sua liderança.

    Caros amigos. Se pudesse votar no segundo turno, não votaria no candidato do PSDB por ser a opção mesnos ruim. Somente não votaria no candidato do governo, pois se de fato eu fosse algum “ignorante”, seria este um bom momento para ficar orgulhoso.

    Grande abraço.



Últimos Comentários