GE lança mídia capaz de armazenar até 500 GB

A multinacional americana General Electric anunciou nesta segunda-feira ter desenvolvido um disco ótico capaz de armazenar 500 gigabytes de informação, o equivalente a 100 DVDs.

disco-otico

O disco, que usa uma tecnologia chamada de micro-holográfica, tem o mesmo tamanho de um DVD normal.

“O desenvolvimento da GE é um enorme passo no sentido de trazer a próxima geração de tecnologia de armazenamento digital ao consumidor final”, disse o comunicado, assinado pelo chefe do departamento de pesquisa em armazenamento holográfico da empresa, Brian Lawrence.

“O dia em que você vai poder guardar sua coleção completa de filmes de alta definição em um único disco, compatível com formatos de alta resolução, como a TV de 3D, está mais próximo do que você pensa”, disse ele.

Hologramas

Os discos com tecnologia blu-ray, usados atualmente para guardar grande quantidade de informações, podem armazenar atualmente entre 25GB e 50GB.

Os discos micro-holográficos têm maior capacidade porque conseguem armazenar dados nas três dimensões, na forma de hologramas, em vez de em apenas pedaços da superfície do disco.

O desafio para esta área de tecnologia era aumentar a capacidade de reflexão dos hologramas que são armazenados nos discos para que os tocadores possam ser usados tanto para ler como escrever nos discos.

“Muito recentemente a GE fez melhorias substanciais nos materiais, permitindo aumentos significativos na quantidade de luz que pode ser refletida nos hologramas”, disse o comunicado de Lawrence.

Quanto maior a capacidade de reflexão, maior a capacidade de armazenamento do disco.

A tecnologia micro-holográfica tem sido uma das principais áreas de pesquisa para armazenamento em décadas. De forma geral, os discos são considerados meios confiáveis e eficientes para o armazenamento.

Fonte: estadão


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários