Projeto visa formar 10 mil programadores


Um projeto público e privado promete formar 10 mil novos programadores ao longo de 2009.
Chamado de ForSoft, o projeto é uma idéia dos ministérios da Ciência e do Emprego e existe desde 2006, mas só no próximo ano terá um número ambicioso de formandos.

Segundo o ministério da Ciência, o governo Federal firma parcerias com empresas de TI para dar formação de programadores a jovens de famílias pobres do país.

Ao longo de 2009, as duas pastas afirmam que aplicarão R$ 7 milhões no programa. As empresas privadas que participarem devem investir no programa, contratando professores ou cedendo suas áreas físicas, como salas e centrais de computação, para os novos alunos.

Segundo o ministério da Ciência, há uma carência na formação de programadores em várias áreas do país.

A idéia é concentrar investimentos nestas regiões e acordar com os parceiros privados para que contratem os melhores jovens formados no programa. A expectativa é que 30% dos formandos terminem o curso com uma proposta de trabalho.

Ao contrário dos cursos realizados em 2007 e 2008, no próximo ano a duração do aprendizado será de apenas seis meses e não mais um ano. Em contrapartida, as aulas serão diárias e não mais semanais.

A administração do curso avalia que este novo formato será mais eficaz na formação de programadores e diminuirá o porcentual de desistência nestes cursos.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email