Grávidas contaminadas pela gripe A (gripe suína) falam sobre os sintomas

Segundo especialistas, a maioria das pessoas que pegam a nova gripe, incluindo as gestantes, tem sintomas leves e se recupera totalmente. Mesmo entre os casos graves, a maior parte não é fatal, afirma o infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

gravida gripe a

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde (referentes ao período entre 25 de abril e 1º de agosto), 96 pessoas morreram da nova gripe no Brasil. Dessas, 52 eram mulheres, dentre as quais 14 gestantes (pouco menos de um terço dos óbitos entre mulheres).

O número de fatalidades entre grávidas, que os médicos admitiram estar alto para suas expectativas, assusta quem está esperando um filho.

A engenheira civil Jocelina Santos de Paula, de 32 anos, estava grávida de 14 semanas quando começou a manifestar os sintomas da gripe A (H1N1), em 28 de julho.

“Comecei a espirrar no primeiro dia. No dia seguinte, acordei com febre e continuei espirrando muito. Decidi ir ao médico e fiz o exame laboratorial para a nova gripe. O resultado saiu em menos de dois dias com a confirmação para o vírus,” afirma.

Enquanto aguardava o resultado, ela tentou manter uma rotina normal. “Até fui para a Festa de Nossa Senhora Achiropita, mas fiquei em uma barraca o mais isolada possível. Mesmo assim, não dava para curtir muito”, conta a engenheira.

Após a confirmação do contágio, a família ficou sob monitoramento domiciliar. “Por sorte, meu marido e meus parentes não tiveram sintomas e estão bem. Fiquei aliviada porque minha recuperação foi rápida e sem maiores problemas”, diz ela.

Fonte:g1


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários