Gripe Suína: Milhões voltam as aulas depois de férias prolongadas pela gripe A

Às vésperas de retornar à sala de aula após um período de férias prolongado por causa da gripe suína, a estudante gaúcha Valentina Duque, 12 anos, está ansiosa para reencontrar os colegas, porém preocupada. “Estou feliz por voltar à escola, mas, por outro lado, um pouco apreensiva com essa nova gripe”, admite. Assim como ela, outros 13 milhões de alunos das redes pública e privada de quatro estados brasileiros retomam as atividades na próxima segunda-feira com receio do risco de contaminação do vírus H1N1

Gripe suina

Ao voltar às instituições de ensino, grande parte dos estudantes encontrará uma realidade distinta daquela de julho, antes de sair de férias. Por recomendação do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais, colégios deverão orientar os estudantes sobre os cuidados com a higiene, manter as salas ventiladas, reforçar a limpeza dos ambientes e evitar atividades com concentração de várias turmas em locais como ginásios e anfiteatros – pelo menos pelas próximas semanas.

No Rio de Janeiro, onde 2,4 milhões de estudantes retomam as aulas, a secretaria estadual de Educação distribuiu mais de 20 mil cartilhas às escolas com informações sobre sintomas e transmissão da gripe suína . “Para evitar o uso dos mesmos recipientes entre os estudantes, encaminhamos 176 milhões de copos destacáveis, o suficiente para dois meses de uso”, afirma a secretária Tereza Porto.

Para os professores, a recomendação é ficar em alerta e afastar imediatamente alunos que apresentarem sintomas de gripe. Eles devem permanecer em casa por pelo menos sete dias, segundo a infectologista Denise Brandão de Assis, diretora da divisão de infecção hospitalar do Estado de São Paulo, onde 7,1 milhões de alunos das redes privada e particular voltam às atividades na segunda-feira. “Mesmo com melhora nos sintomas, esses estudantes precisam passar esse tempo em casa, que é o período de transmissibilidade do vírus. Eles também devem evitar visitas de colegas”, reforça.

Fonte:terra


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários