Investigação sobre pesquisa de boca-de-urna no Twitter

Autoridades eleitorais da Alemanha afirmaram nesta segunda-feira (31) que estão investigando se dados de uma pesquisa de boca-de-urna foram publicados no Twitter antes do fechamento das urnas no domingo (30).

boca-de-urna

“Estamos investigando os fatos”, disse Uwe Korzen-Kruegero, vice-chefe da comissão eleitoral do estado de Saxônia. Pode haver um recurso contra o resultado da eleição, caso as leis tenham sido violadas.

No domingo, foram realizadas eleições em três estados alemães (Saxônia, Sarre e Turíngia), na corrida para as eleições federais de 27 de setembro.

Korzen-Krueger afirmou que os resultados preliminares — que podem ou não se basear em dados de boca-de-urna — apareceram no Twitter cerca de uma hora antes do fechamento das urnas, às 18 horas, e podem ter influenciado os resultados da votação. “Um recurso contra a eleição seria possível”, disse à Reuters.

Os dados de boca-de-urna, geralmente coletados por institutos de pesquisa privados, são frequentemente entregues a líderes partidários algumas horas antes do fechamento das urnas. Autoridades da comissão eleitoral estão preocupadas as eleições federais de 27 de setembro também possam estar ameaçadas caso os resultados de pesquisas sejam publicados com antecedência.

Fonte:g1


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários