GO, Google lança uma nova linguagem de programação

O Google apresentou esta semana sua nova linguagem de programação, a GO, considerada como uma opção rápida e divertida para desenvolvimento.

nova linguagem de programação da google GO

Segundo a empresa, ela deve combinar a velocidade e a dinâmica do Python com o desempenho das versões compiladas C e C++, além de ser completamente open source.

A ideia veio da frustração de Ken Thompson, Rob Pike e Robert Giesemer com as liguagens de programação existentes. Os três resolveram se unir e pensar em uma linguagem mais amigável para desenvolvedores de sistemas.

Com auxílio do Google, a GO se tornou um projeto oficial e desde o segundo semestre de 2008 seus responsáveis trocam informações e códigos com a empresa.

“Em nossos experimentos, a versões típicas parecem instantâneas. Mesmo os binários maiores compilam em apenas alguns segundos. E o código compilado roda quase na mesma velocidade do C. A GO foi feita para você se mover rápido”, afirmaram os desenvolvedores no blog do Google.

Técnicamente falando, a linguagem utiliza ponteiros, mas não os aritméticos. Ao invés disso, ela oferece pedaços interligados para acesso aleatório á memória. Segundo a empresa, isso deve a torna mais leve e simples.

Confira um exemplo de código do famoso programa “Hello World” escrito na linguagem GO:

package main

import “fmt”

func main() {

fmt.Printf(“Hello, world\n”)

}

Dois compiladores já estão disponíveis, o gccgo e um pacote com opções para as arquiteturas de 64 bit e 32 bit.

Fonte:info


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email