Fifa anuncia cabeças de chave da Copa do Mundo 2010. França está fora

chaves-copa-2010

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo, quais serão os oito cabeças de chave da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A surpresa ficou pelo fato de a França, atual vice-campeã mundial e detentora de um título, não figurar na lista das principais seleções.

Além da África do Sul, que será sede e já estava determinada como cabeça de chave número 1, os demais países definidos são Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra.

O critério usado pela Fifa, segundo o secretário-geral, Jérôme Valcke, foi o ranking das seleções no último mês de outubro, por considerar que seria o momento mais justo. Ali, a França, que só se garantiu para o Mundial na polêmica repescagem contra a Irlanda após Thierry Henry ajeitar a bola com a mão para dar o passe para Gallas marcar, era apenas a nona colocada.

– Não usamos o critério de Copas anteriores porque eram times diferentes e momentos diferentes. A Espanha, por exemplo, ganhou todos os jogos das eliminatórias. É um respeito desportivo – explicou Valcke.

Pela distribuição dos potes, como também divulgou a Fifa nesta quarta, a França pode cair no grupo do Brasil.

Uma coisa, porém, já é certa. A equipe de Dunga terá pela frente uma equipe africana como um dos primeiros adversários da Copa. Os cinco países da África, com exceção da sede (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria), estão no mesmo pote dos outros três sul-americanos que não são cabeças de chave (Paraguai, Chile e Uruguai). E, pelos critérios do sorteio, nenhum grupo pode ter mais de um representante do mesmo continente, exceto a Europa, que pode ter no máximo dois.

Confira o conteúdo de cada pote:

Pote 1 (cabeças de chave) Pote 2 Pote 2 Pote 4
África do Sul Austrália Costa do Martim França
Brasil Japão Camarões Portugal
Itália Coreia do Sul Gana Dinamarca
Espanha Coreia do Norte Argélia Eslovênia
Inglaterra Honduras Nigéria Eslováquia
Argentina México Chile Suíça
Holanda Estados Unidos Paraguai Sérvia
Alemanha Nova Zelândia Uruguai Grécia

fonte: globoesporte.com


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários