Cientistas anunciam criação de pílula para alisar o cabelo

chapinha

Estudiosos australianos anunciaram que em um futuro próximo podem criar uma pílula que deve decretar a morte dos cremes alisadores e das famosas “chapinhas” para alisar cabelos. Eles identificaram o gene Trichohyalin como o responsável por fazer com que os cabelos sejam encaracolados.

A descoberta do gene vai ser útil para prever se um bebê terá um cabelo liso ou ondulado ou ainda pode facilitar o trabalho de um investigador, que por meio de materiais colhidos em qualquer local, conseguirá identificar como é o cabelo do suspeito.

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland (QIMR), na Austrália, comparou 5.000 gêmeos e viu que as variações entre irmãos era sempre a mesma quando um tinha cabelo liso e outro encaracolado.

Nick Martin, professor e coordenador da pesquisa, disse ao site Daily Mail que o gene já era conhecido.

– Estudamos uma grande quantidade de informações. O gene é conhecido há mais de vinte anos por estar ligado à produção do cabelo e fica na raiz do cabelo.

Ele diz que em vez de tratar diretamente o cabelo para que ele se torne liso ou vice-versa, será possível criar tratamentos para produzir cabelos dos dois tipos, por meio da produção de pílulas, por exemplo.

A aplicação mais imediata será nas investigações policiais, a partir do DNA deixado na cena do crime, mas ele confirmou que vai se reunir com uma empresa de cosméticos para falar sobre os próximos passos que envolvem a descoberta.

fonte: r7