Apple processa Nokia por violação de patentes

iphone

Quando a Nokia anunciou que estava processando a Apple em Outubro por violação de patentes, todo mundo pensou que algo relacionado com o sucesso do iPhone estava em causa na decisão da gigante filandesa, uma vez que manteve-se em silêncio por muito tempo sobre os alegados infringimentos.

Entretanto, quando a Apple veio na sexta-feira anunciar que, por sua vez, a Nokia teria violado suas patentes, não 10, mas 13, a coisa ficou ainda mais confusa.

Uma coisa é fato, no mundo moderno em que vivemos as tecnologias desenvolvem tão rápido que os conceitos de propriedade privada que temos atualmente precisam ser redefinidos. As inovações tecnológicas com sua tendência agregativa, está ligando cada vez mais aparelhos antes completamente distintos tornando difícil a tarefa de definir até onde vai a tecnologia desenvolvida por este ou por aquele.

Contudo, a bem ou mal, a Apple assinou no estado de Delaware, famoso pelos processos judiciais que o seu tribunal julga, uma ação contra a fabricante dos N90.

“Outras companhias devem competir connosco inventando as suas próprias tecnologias e não roubando as nossas,” disse o conselheiro geral da Apple, Bruce Sewell, em um comunicado de imprensa emitido na sexta-feira.

No processo que foi assinado no tribunal distrital de Delaware, a Apple acusa a Nokia de alegadamente plagiar tecnologias que governam o processamento de sinais em tempo de real, teleconferências, display gráfico, conservação de energia e outras áreas relacionadas com os smartphones.

“A Nokia precisa de acesso a propriedade tecnológica da Apple porque a Nokia copiou e agora está usando as tecnologias patenteadas,” diz a Apple no processo. “A Nokia escolheu copiar o iPhone, especialmente seu tão popular design e interface do usuário,” alegou a Apple.

A Apple nomeou o smartphne Nokia E71 como um dos produtos que alegadamente infringem suas patentes, assim como todos aparelhos da Nokia que tenham uma câmera pré-integrada e aqueles que usam as plataformas S60 ou Symbian. O E71 é dos mais modernos telemóveis do Nokia e neste momento são vendidos a preço de rua de $250.

A Apple está pedindo ao juiz que decida em favor de uma compensação não especificada e que barre a Nokia de usar nos seus produtos, as tecnologias em questão .

fonte: ibtimes


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários