O que você faria com 1 terabyte? Armazenaria o valor do número PI

Enquanto você procura espaço no seu HD para guardar fotos, músicas, filmes e qualquer outra coisa que você possa fazer o download na internet, um cientista francês do setor de computação alega que conseguiu calcular o valor do número pi até quase 2,7 trilhões de dígitos, 123 bilhões de dígitos a mais do que o recorde anterior.

hd

Fabrice Bellard diz ter usado um computador comum e precisado de 131 dias para completar o cálculo e checar o resultado. Só para armazenar a nova versão do número pi é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido.

O número pi é um raro exemplo de um número que nunca pode ser calculado com exatidão. Durante séculos, os matemáticos tentam chegar a uma representação mais precisa.

O recorde anterior foi estabelecido por Daisuke Takahashi, da Universidade de Tsukuba, no Japão. Em agosto de 2009 ele chegou a 2,6 trilhões de dígitos em apenas 29 horas. Mas, na ocasião, o pesquisador japonês usou um supercomputador 2 mil vezes mais rápido e muito mais caro que o computador comum de Bellard.

Bellard admite que cálculos do tipo têm poucas aplicações práticas

Fonte:g1


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email