Passo a passo: Como bloquear seu telefone celular roubado através do IMEI

celulares

Essa semana eu passei por uma situação complicada, tive meu celular subtraído de uma maneira que até eu mesmo desconheço. Na verdade acho que o perdi, mas isso não vem ao caso. Fiquei muito triste com o fato já que tinha feito um investimento alto. Então parei pra pensar comigo mesmo: “Não pode ser assim, eu perco meu celular e outra pessoa vai usá-lo?”. Resolvi então ir a luta e descobrir como poderia bloquear meu aparelho. Vamos ao passo a passo:

Passo 1: IMEI

Tenha o IMEI do seu celular anotado em casa isso é o mais importante para que você possa bloquear o seu aparelho. Mas o que é IMEI? IMEI é a identificação única do seu celular, algo como uma impressão digital. Para saber um pouco mais sobre IMEI visite a Wikipedia

Para conseguir o IMEI do seu celular basta você digitar *#06# na tela inicial do seu celular, como se você fosse fazer uma ligação telefônica. Após você digitar o último caractere da sequência, neste caso o segundo ‘#’, será exibido na tela do seu telefone o IMEI do aparelho. Anote este número e guarde-o.

Algumas pessoas dizem que o IMEI de um celular pode ser alterado, mas esse processo não é tão simples e provavelmente quem te roubou não terá acesso a essa tecnologia.

Passo 2: Boletim de Ocorrência, O BO

Para bloquear o seu celular você necessitará de um Boletim de Ocorrência, BO, que pode ser obtido gratuitamente em qualquer delegacia. Há, também, em alguns estados a possibilidade de emitir um BO pela internet, através das delegacias online. Segue um lista de algumas dessas delegacias:

Ceará: www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/index.jsp

Paraíba: http://beo.ssp.pb.gov.br/beo/

Rio de Janeiro: www.delegaciavirtual.rj.gov.br/

São Paulo: http://www.ssp.sp.gov.br/Bo/

Este é apenas uma pequena parte das delegacias virtuais onde você pode conseguir seu BO. Seu estado provavelmente deve ter uma também. Basta fazer uma pesquisa na caixa de pesquisa abaixo deste post por “delegacia “, substitua pelo estado que você mora por exemplo ‘delegacia minas gerais’. Não esqueça de retirar as aspas.

Dentro do site da delegacia virtual você vai informar detalhes sobre o roubou e seu celular, neste ponto você não precisa do IMEI. Após algumas horas ou no outro dia você receberá seu BO no seu email. Imprima-o e assine-o.

Passo 3: Contato com a operadora

Falar com as operadoras de telefonia celular é sempre um martírio, mas neste caso eu tive sorte. A atendente virtual da Oi foi bastante inteligente quando eu pronunciei a palavra ‘roubo’. E creio que será fácil pra vocês também.

Basta entrar em contato com sua operadora informar o acontecido e dizer que deseja bloquear o aparelho através do IMEI. Informe seu IMEI a atendente e ela fará todo o processo. Ao fim disso ela solicitará uma cópia do BO, por email ou fax. Envie a cópia assinada para o endereço que ela lhe indicar e está feito seu aparelho estará bloqueado e inutilizável em todas as operadoras de telefonia do país.

Passo 4: Conclusão

Esta é uma prática simples que qualquer um pode executar, mas que nós brasileiros por acomodação deixamos de fazer. E com isso “incentivamos”, mesmo que indiretamente, o roubo de celulares. Se todos começarem a fazer isso com certeza a quantidade de roubos a celulares irá diminuir e poderemos ficar menos receosos de andar com nossos aparelhos na rua.

Espero ter ajudado.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (10 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email