Água radioativa é encontrada no estado da Bahia
O Ingá (Instituto de Gestão das Águas e Clima), órgão do governo baiano, detectou níveis de radioatividade alfa acima do permitido em três pontos de abastecimento de água em Caetité (755 km de Salvador), onde a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) explora uma mina de urânio.
O órgão notificou a prefeitura a suspender o consumo de água em um dos pontos que abastece 15 famílias na zona rural do município. Os outros dois pontos são usados industrialmente pela INB.
Desde novembro, o Ingá já lacrou nove poços usados para consumo humano em razão da alta radioatividade no local, o que obrigou a prefeitura a contratar carros-pipa.
De acordo com o Ingá, a análise feita em dezembro, que só foi divulgada agora, detectou 0,3 becquerels (unidade de medida de radioatividade) por litro de água. O Ministério da Saúde considera 0,1 becquerel por litro como nível aceitável.
“O nível superior não significa que a água cause danos à saúde das pessoas. São necessários estudos para saber qual é o material que está causando a elevação da radioatividade”, afirmou o pesquisador José Araújo Júnior, do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco.
O próximo passo do instituto é analisar o material radioativo, a extensão da contaminação nos lençóis freáticos da região e as causas para os altos níveis de radioatividade.
A INB, em nota, disse que o poço no qual foi detectada a alta radioatividade fica a 6 km da unidade de extração, “não sendo possível pelo caminho natural das águas ter tido contato com material proveniente da sua unidade de produção”.
Fonte:folha
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email