41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Começou na noite desta terça-feira (18) o 41° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). No festival, que vai até o dia 25 de novembro, 52 filmes selecionados para a mostra competitiva disputam o Troféu Candango: seis longas e 12 curtas e médias-metragens em 35 milímetros e 34 filmes em 16 milímetros.

Além da mostra competitiva, acontecem outras exibições paralelas. Filmes serão exibidos inclusive em estações de metrô de Brasília.

Na cerimônia de abertura deste ano, que aconteceu no Teatro Nacional, foi exibida uma cópia restaurada do filme “São Bernardo”, de Leon Hirszman, de 1972. O diretor, morto em 1987, teve um filme -“A Falecida”- exibido no primeiro festival.

O primeiro festival –ainda chamado de Semana do Cinema Brasileiro– aconteceu em 1965, quando “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, de Roberto Santos, foi premiado como melhor filme. Leonardo Villar levou o prêmio de melhor ator, Fernanda Montenegro foi premiada como melhor atriz e “O Circo”, de Arnaldo Jabor, foi escolhido como melhor média-metragem.

O festival é conhecido pela reação instantânea do público aos filmes. Bressane, que já teve outros filmes premiados no FBCB, foi vaiado na hora que recebeu o prêmio por “Cleópatra”. A escolha de Alessandra Negrini como melhor atriz, pelo mesmo filme, também não agradou a platéia: na mesma cerimônia, ela foi vaiada quando seu nome foi anunciado.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email