iPod faz mal ao coração

Ouvir música no iPod ou em outros tocadores de MP3 é uma das melhores invenções tecnológicas dos últimos tempos. Quase ninguém resiste a esses aparelhinhos. Mas os médicos, para não perder a tradição de estraga-prazeres, acabam de fazer um alerta: esse hábito pode ser perigoso no caso de pessoas que usam marcapasso ou desfibriladores implantados no peito.

Imãs presentes nos fones de ouvido podem prejudicar o funcionamento de dispositivos cardíacos, segundo um estudo apresentado durante a reunião da American Heart Association, um dos mais importantes congressos de cardiologia que está sendo realizado em New Orleans, na Louisiana, nos Estados Unidos.

O marcapasso emite impulsos elétricos para acelerar ou reduzir o ritmo dos batimentos cardíacos. Quando exposto aos ímãs dos fones de ouvido, porém, o marcapasso pode enviar sinais que fazem o coração bater rápido demais ou muito devagar, mesmo quando isso não é necessário.

“No caso de pessoas que usam desfibriladores implantáveis, os riscos podem ser ainda mais sérios”, disse o autor do estudo, William H. Maisel, do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. “O imã pode desativar o desfibrilador temporariamente”.

No estudo, 60 voluntários colocaram os fones de ouvido diretamente sobre o peito. Interferências eletromagnéticas foram observadas em 14 deles (23%).


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email