Mineiros chilenos resgatados chegam a 19
Dezenove dos 33 mineiros já haviam sido resgatados até as 15h27 desta quarta-feira (13) da mina de cobre no norte do Chile na qual eles estavam soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto, em uma operação sem precedentes na história da mineração mundial.
Os resgatados são avaliados por médicos, receberam soro fisiológico e passam por exames para avaliar as condições gerais de saúde. Pelo menos nove deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó.
O resgate começou por volta das 23h18 da terça (12), com a descida ao refúgio dos mineiros de Manuel González Pavez, o primeiro socorrista.
Pouco depois da descida dele, os resgatistas, ao lado do presidente Sebastián Piñera e da primeira-dama, Cecilia Morel, cantaram o hino do Chile para marcar o início do trabalho.
González, que trabalha para a Codelco, estatal chilena do cobre, levou 17 minutos para descer os 622 metros do túnel de 66 cm de diâmetro, aparentemente sem problemas. Ele fez o primeiro contato com os mineiros e foi recebido por eles com emocionados abraços.
Depois, os mineiros o cercaram para receber instruções sobre o resgate. Florencio Ávalos, primeiro trabalhador da lista, vestiu a roupa especial entrou na cápsula, que começou a subir às 23h55 da terça.
Ele chegou à 0h11 de quarta (13), com os óculos especiais para evitar o choque da luz, e foi recebido com festa pela mulher, Monica, pelo filho de sete anos, Byron, que chorou muito, pela equipe de resgate e por autoridades.
A TV estatal chilena e TVs de todo o mundo transmitem os trabalhos ao vivo.
González informou que os 32 demais mineiros estavam bem de saúde.
fonte: G1
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email