Chuvas já mataram 20 pessoas em SC; mais de 15 mil estão desabrigados
O governo de Santa Catarina continua a contabilizar mortos devido à chuva que atinge o Estado. Segundo a Defesa Civil, já são 20 pessoas mortas neste fim de semana, sendo oito em Blumenau, quatro em Luiz Alves, três em Jaraguá, e cinco nas cidades de Pomerode, Brusque, Gaspar, Garuva e Bom Jardim da Serra.
Todas foram vítimas de soterramento, exceto uma, que morreu afogada. O órgão registra ainda 15.605 desalojados e desabrigados, sendo 7.357 desalojados – os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares – e 8.248 desabrigados – pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.
Mais de 30 municípios foram afetados pelas chuvas e três estão isolados (Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo). Joinville, uma das cidades mais atingidas, conta 2.350 pessoas desalojadas e desabrigadas. Em Balneário Camboriú, parte do Hospital Santa Inês foi atingido pelo desmoronamento de um barranco e os pacientes tiveram que ser removidos para outros setores. Em Brusque, houve deslizamentos e alagamentos e 100 casas tiveram que ser interditadas. Blumenau tem 500 desalojados e 75 desabrigados; o rio Itajaí-Açu está transbordando após subir mais de 7 metros nas últimas 24 horas. Na capital Florianópolis, existem 120 desabrigados, principalmente no sul da ilha.
O governador Luiz Henrique da Silveira decretou situação de emergência na tarde de sábado. Na manhã de hoje, a Defesa Civil emitiu alarme também para Blumenau e todo o Vale do Itajaí.
O gerente de Operações da Defesa Civil, major Emerson Neri, lembra que a situação deve piorar nos próximos dias porque as chuvas vão continuar. “Está chovendo ininterruptamente há quase dois meses e infelizmente a expectativa da meteorologia é de que o clima não mude nos próximos dias. Praticamente todos os municípios do litoral, de norte a sul, foram afetados. E ainda não temos informações consolidadas de todas as cidades”, comentou.
Diversos trechos de rodovias estaduais e federais estão interditados por causa de deslizamentos e queda de barreiras. Na SC-410, uma barreira caiu e interditou os dois sentidos. A via também está bloqueada na altura do km 235 da BR-101, no sentido Norte-Sul, próximo ao Morro dos Cavalos. Na BR-280, há interdições nos quilômetros 69 e 73, em Jaraguá.
A via continua fechada no km 33 da BR-470 devido à explosão de um gasoduto, que gerou uma cratera no local. Ainda há risco de outros deslizamentos por isso a Defesa Civil orienta a população a usar seus veículos apenas em casos de emergência.
Cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene estão sendo tregues às famílias atingidas pela chuva. O governo de Santa Catarina fez contato hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar o pedido de auxílio à região de Blumenau, principalmente com helicópteros nas áreas isoladas da cidade. Ao presidente, o governador disse que o maior problema na região é a chuva constante.
Também foram procurados os governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), para pedir apoio na atuação junto à Defesa Civil. O Estado do Paraná autorizou na tarde de hoje o envio de 140 bombeiros militares, 16 viaturas, 15 barcos, dois helicópteros e um avião para auxiliar às vítimas de Santa Catarina.
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email