Temer diz que vitória de Trump não muda relação do Brasil com os EUA
“Tenho certeza que não muda nada”, disse o presidente brasileiro; ainda nesta quarta, Temer deve ligar para Trump para parabenizá-lo pela vitória
O presidente Michel Temer afirmou, nesta quarta-feira (9), após a vitória do magnata Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano durante a madrugada, que a relação do Brasil com o governo norte-americano não mudará. Temer também parabenizou o candidato republicano pelos resultados eleitorais.
“A relação do Brasil com os Estados Unidos é institucional. Temos uma tradição, tanto os Estados Unidos quanto o Brasil. Quando alguém assume o poder, onde as instituições são fortíssimas, o presidente tem que levar em conta a vontade da população”, afirmou Temer, em entrevista à rádio italiana Itatiaia.
“Tenho certeza que [a relação do Brasil com os Estados Unidos] vai muito bem, não muda nada”, finalizou o presidente brasileiro, que não havia declarado apoio explícito nem ao republicano e nem à democrata.
Ainda nesta quarta-feira, Temer deve ligar para Trump para parabenizá-lo pela vitória. As informações são da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
Ainda de acordo com a assessoria, o presidente considerou o primeiro discurso de Trump equilibrado.
Discurso da vitória
Em seu primeiro discurso após ser eleito, o magnata Donald Trump disse que é hora de curar as divisões deixadas pela campanha eleitoral e buscar consensos.
Em um discurso para simpatizantes em um hotel de Nova York, Donald Trump também elogiou a candidata derrotada, a democrata Hillary Clinton, pelo serviço prestado ao país e disse ter recebido um telefonema dela para parabenizá-lo pela vitória.
“É hora de nos juntarmos como um povo unido”, disse Trump. “Serei presidente de todos os americanos”, afirmou o republicano.
O bilionário reforçou ainda que pedirá união a todos os democratas e republicanos e que trabalhará pelos americanos “esquecidos”. “Os homens e mulheres esquecidos não serão mais esquecidos”, disse o magnata.
Trump ainda falou que irá reconstruir a infraestrutura do país. “Vamos colocar milhões para trabalhar enquanto reconstruimos”, disse. “Vamos dobrar nosso crescimento e ter a economia mais forte do mundo”.
Sobre a relação com outros países, o candidato eleito pelo Partido Republicano afirmou que os Estados Unidos vão se relacionar com os países que estiverem dispostos a se relacionar com eles.
Durante a campanha, Trump não chegou a citar o Brasil ou Temer.
Fonte: Último Segundo/Brasil/Ig. São Paulo
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email