Americanos instalam jogo ‘Pac-man’ em urna eletrônica
Os professores Alex Halderman , da Universidade de Michigan e Ariel Feldman, da Universidade de Princeton, conseguiram, sem muita dificuldade, fazer uma cópia original do jogo “Pac-man” funcionar em uma urna eletrônica.
A máquina, modelo AVC Edge, da Sequoia, foi vendida pela cidade de Williamsburg por US$ 50, depois que uma proibição estadual em Virginia obrigou a troca das urnas eletrônicas.
A proibição se estende a qualquer máquina do tipo DRE (Direct-Recording Electronic), que armazenam diretamente o voto na memória sem nenhum tipo de verificação analógica. Um dos compradores da máquina repassou o equipamento aos pesquisadores.
“Nós poderíamos ter reprogramado a máquina para roubar votos, mas isso já foi feito, [e o Pac-man] é mais divertido!”, escreveram os pesquisadores no site do projeto. Para conseguir a façanha, os pesquisadores tiveram de substituir o sistema operacional da urna pelo FreeDOS, versão gratuita do antigo sistema baseado em comandos de texto.
O jogo roda graças ao emulador Mame, que simula a estrutura de uma máquina original de Pac-man.
Segundo os desenvolvedores, o projeto inteiro levou três tardes para ser concluído e teve poucos desafios. A urna usa um processador 486 e tem 32 MB de memória RAM, “muito semelhante a computadores de 20 anos atrás”, dizem os criadores.
Halderman e Feldman já trabalharam juntos em outros projetos de pesquisa relacionados com a segurança de urnas eletrônicas. Eles realizaram estudos que demonstraram as vulnerabilidades das máquinas do tipo DRE. Em resposta, o estado de Virginia baniu máquinas desse tipo, substituindo-as por outras que imprimem os votos e depois fazem a contagem usando scanner.
As urnas eletrônicas brasileiras são do tipo DRE, mas a legislação prevê a impressão do voto a partir de 2014.
Fonte:g1
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email