Este sábado é dia de vacinação contra Poliomielite
O movimento nos postos de saúde neste sábado (13), Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, está tranquilo. Pais devem levar os filhos menores de 5 anos para tomar a dose do medicamento nos postos de saúde. O atendimento é das 9 às 17 horas.
Ciente do compromisso para hoje, Lídia Nogueira levou a pequena Júlia Melo, 3 anos, para tomar a gotinha da vacina. “É muito importante cuidar da saúde dos nossos filhos. Se todos forem imunizados, a gente vai combater a doença”, explica Lídia.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Fátima Guirra, a cobertura das campanhas melhorou nos últimos anos.
Nessa etapa da campanha, que começou em 1º de agosto, o objetivo é imunizar 95% do público de 1.080.715 crianças nesta faixa etária na Bahia. Por enquanto, já foram aplicadas 50.527 doses.
A primeira fase da campanha, que aconteceu entre 13 de junho e 15 de julho, teve 98% de cobertura no estado. Mesmo quem já foi imunizada nessa etapa deve tomar o reforço agora.
As doses da vacina estão disponíveis em oito mil unidades de saúde do estado até 16 de setembro, de acordo com Fátima.
A poliomielite, ou paralisia infantil como também é chamada a doença, está erradicada do Brasil, mas ainda há 26 países com ocorrência desta enfermidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Destes, quatro apresentam situação endêmicas: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Sarampo
Apesar da campanha de vacinação contra sarampo ter terminado no último dia 8, os pais que não imunizaram os filhos contra esta doença podem levá-los aos postos de saúde até 14 de outubro.
Durante a campanha, foram vacinadas 88% das crianças entre um ano e sete incompletos na Bahia, ou seja, 1.173.563. Já em Salvador, a cobertura foi de apenas 65% do público-alvo, o que representa 134.352 crianças.
fonte: http://www.atarde.com.br
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email