Hyundai revela a nova geração do utilitário esportivo, Santa Fe
Depois de alguns teasers e imagens “vazadas” na internet, a Hyundai finalmente apresentou, nesta quarta-feira (4), a nova geração do Santa Fe, na abertura do Salão de Nova York (Estados Unidos) à imprensa especializada.
O utilitário esportivo médio-grande, posicionado acima do ix35 (novo Tucson no mercado norte-americano) tem como destaque o visual, que inaugura uma nova fase na linguagem de design da montadora.
O conceito de “escultura fluida” enfim chega ao Santa Fe, mas com traços marcantes, que criam um novo estilo, batizado pela Hyundai de “Storm Edge”.
Comparado aos outros modelos da montadora, o novo Santa Fe tem linhas mais sólidas – a grade hexagonal é exemplo, composta por três barras cromadas bem chamativas (lembra o estilo “Bold” do Ford Fusion). Ainda assim, faróis e lanternas seguem o padrão fluido e cheio de contornos.
Esta terceira geração do Santa Fe também chega para revolucionar o padrão tecnológico e mecânico dos utilitários da categoria. Sob o capô o modelo oferecerá dois blocos de quatro cilindros em linha, ambos da família Theta II – com sistema de injeção direta de gasolina e sobrealimentados por turbocompressor.
O motor 2.4 GDI turbo produz 190 cv de potência, enquanto o propulsor 2.0 GDI turbo (embora menor) gera fortes 264 cv.
Os dois motores vêm acoplados a um câmbio automático de seis velocidades e a tração é pode ser dianteira ou integral permanente.
O modelo ainda tem um terceiro bloco, o 3.3 V6 GDI (da família Lambda) capaz de produzir energéticos 290 cv. No aspecto da engenharia, a Hyundai ressalta que esta terceira geração do Santa Fe estreia uma nova estrutura em monobloco 16% mais rígida – a plataforma será usada por outros modelos.
A lista de equipamentos é outro aspecto que impressiona, especialmente pela sofisticação. Segundo a Hyundai, o Santa Fe é o primeiro modelo do segmento “não-luxo” a oferecer controle eletrônico de torque em curvas.
Entre outros itens, o utilitário médio-grande sul-coreano também terá detector de mudança indevida de faixa, teto solar panorâmico, sete airbags instalados de fábrica e um novo sistema multimída, batizado de Blue Link.
fonte: http://revistaautoesporte.globo.com
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email