Falta de chuvas atinge 59 municípios no Ceará
Moradores de cinqüenta e nove municípios do Ceará sofrem com a falta de água. Em comunidades onde não chove há mais de três meses, o carro-pipa é a única opção de abastecimento para os moradores.
Caminhões-pipa transportam “ouro” que precisa ser entregues o quanto antes. Moradores deixam bacias e baldes prontos para receber a água.
A comunidade de Caridade possui dezesseis famílias e todas as manhãs os moradores esperam água com um papelzinho na mão, uma ficha. O ticket faz parte do programa de distribuição de água do Exército, em parceria com a Defesa Civil. Dá direito a sete mil litros. Por mês, uma família chega a receber até 21 mil litros de água. “Nossa felicidade é esse carro-pipa. Muitas vezes, a gente passa o dia esperando e os tickets são poucos”, disse a dona-de-casa Ana Lúcia de Sousa.
Na casa do aposentado Antônio Lustosa, a água vai direto para a panela. “Já botei um pouquinho porque a panela já estava quase seca. A gente tem que cuidar do feijão”, falou.
Na comunidade, todas as casas possuem energia elétrica. Mas o sonho dos moradores é um dia ter água encanada. A dona-de-casa Juliana de Abreu comprou TV e geladeira. Ainda não tem chuveiro e torneira. “Seria muito bom se tivesse água encanada aqui pra gente”, disse.
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email