Detran tem quase 5 milhões de acessos por mês
Implantado há dez anos, o sistema DetranNet de consultas e prestação de serviços do Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil de Minas Gerais contabiliza 4,8 milhões de acesso mensais, em média.
Concebido para facilitar o atendimento ao cidadão – proprietários de veículos, condutores e aspirantes à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – o atendimento via Web vem contribuindo para reduzir o tempo de espera nos guichês para aqueles que ainda optam pelo atendimento pessoal.
Todas as movimentações e solicitações de serviços realizados são registradas no sistema construído pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), que faz parte do projeto de Administração e Governança Minas On-line.
Isso significa que não há diferenças entre a prestação de serviços do Detran presenciais e pela internet.
Com estas e outras medidas, a polícia Civil reafirma o compromisso em melhor atender a sociedade.
Para as demandas relacionadas à habilitação, como a consulta de pontuação no prontuário do condutor, solicitação de mudança de categoria da CNH e expedição de guias de pagamento para a marcação de exames, o cidadão precisa sair de casa apenas para o registro de condutores estrangeiros, importação do prontuário para pessoas habilitadas em outro Estado, alteração de dados do condutor – este suspenso temporariamente por questões de segurança – e, é claro, para a realização dos exames de legislação e direção.
Já para consultas e modificações de registro de veículos, o DetranNet oferece ferramentas para que condutores, despachantes e frotistas ganhem tempo, evitando muitas filas, pois é possível, pela internet, cumprir todo o trâmite, inclusive, emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para o pagamento e liberação dos serviços, sem precisar comparecer aos guichês.
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email