Como proceder para ser chamado, nomeado e tomar posse em concurso público no caso de aprovação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas previstas em edital a tem direito a ser nomeado e a tomar posse.

aprovado em concurso público

A garantia acontece mesmo que o prazo de vigência do concurso tenha expirado e não tenha ocorrido contratação precária ou temporária de terceiros durante o período de sua vigência.

Para o ministro Napoleão Nunes Maia, presidente da Quinta Turma do STJ, a administração que promove um concurso público está obrigada a nomear os aprovados dentro do número de vagas, quer contrate ou não servidores temporários durante a vigência do certame.

O caso foi parar no STJ após uma ação promovida no Amazonas. Em 2005, a Secretaria de Saúde do Amazonas abriu 112 vagas para o cargo de cirurgião dentista. O exame foi realizado em 2005 e a validade prorrogada até junho de 2009. Neste período, porém, foram nomeados 59 dos 112 aprovados.

Com a expiração da validade, dez candidatos que foram aprovados pediram o direito à posse dos cargos junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas, que rejeitou a ação com o argumento de que a aprovação em concurso público gera apenas expectativa de direito à nomeação e não gera danos aos aprovados.
O grupo de aprovados, então, recorreu ao STJ.

O ministro Jorge Mussi determinou a imediata nomeação dos impetrantes nos cargos para os quais foram aprovados no Amazonas.

Para o Ministério Público Federal, a administração está constitucionalmente obrigada a prover os recursos necessários para fazer frente a tal despesa, no caso, o total de vagas abertas. O subprocurador-geral da República Brasilino Pereira dos Santos afirmou que a administração não pode alegar falta de recursos financeiros para a nomeação e posse dos candidatos aprovados.

Saiba como entrar na Justiça para assumir a vaga
Fique atento ao prazo de validade do concurso e se ele será prorrogado. Concursos podem ter duração de 60 dias (área fiscal) a dois anos (a maioria), sendo prorrogáveis pelo mesmo período. Para ter certeza, antes do final da validade, procure o setor de concursos do órgão para o qual está concorrendo à vaga.

O prazo de validade começa a partir do resultado final (homologação), com a publicação da lista dos aprovados, e vai até o final do período da prorrogação.

Os candidatos devem ingressar com ação ordinária até o último dia de validade do concurso, independente se houver prorrogação. Na ação ordinária é possível apresentar provas e acrescentar novos fatos ao longo do processo. O processo pode demorar um pouco mais, mas a probabilidade de o candidato ganhar a ação é maior.

O candidato pode ainda entrar com mandado de segurança, cujo processo costuma ser mais rápido que o da ação ordinária porque não se pode produzir provas. Nesse caso, o prazo para ingresso é de no máximo 120 dias após o último dia de validade do concurso.

Para dividir as despesas, os candidatos prejudicados podem entrar com a medida judicial com outros colegas que estejam na mesma situação. Mas eles devem ter passado no mesmo cargo e terem classificação subsequente (um seguido do outro na lista).

Se não tiver recursos financeiros, o candidato pode procurar o Ministério Público (se for em grupo) e a Defensoria Pública (ação individual). No entanto, o MP deve ser procurado um ano antes do término da validade porque será proposta uma ação civil pública. Já a Defensoria Pública deve ser procurada pelo menos um mês antes de terminar a validade do concurso.

A Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos (Anpac) presta orientação jurídica gratuita e indica profissionais que podem ingressar com ações na Justiça. Um advogado atende às terças-feiras, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h, na sede da entidade no Rio de Janeiro. Mas é preciso fazer o agendamento antes pelo telefone (21) 2262-9562.

Fonte:g1


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Tatiane Gobetti de Almeida disse:

    Boa Tarde! Passei em segundo lugar no concurso público,gostaria de saber se esta certoo que o prefeito fez.Ele contratou pesssoas que nem fizeram o concurso e renovou o contrato da que passou em terceiro lugar,sendo que a mesma ja era contratada antes do concurso.E Eu não fui chamada,devo exigir meus direitos!Me mandem resposta no meu e-mail.Obrigada!

  • Elizete disse:

    Gostaria de saber se em relação a obrigatoriedade nomear os aprovados em concurso público dentro do número de vagas estabelecidas em edital, também se aplica aos casos de processo seletivo simples?
    Aguardo retorno e agradeço.

  • ELAINE disse:

    Gostaria de um esclarecimento. Fui aprovada em 2º lugar num concurso público estadual e fui aprovada também no concurso temporário do IBGE ao mesmo tempo. Provavelmente a nomeação dos dois sairá quase ao mesmo tempo. Gostaria de saber se eu poderia entrar com alguma ação no sentido de AMPLIAR O PERIODO DE POSSE DO CONCURSO ESTADUAL, ja que no IBGE se trata de um contrato temporário. A lei 8.745/93 me ampara? Esta lei diz que em caso de ATIVIDADES DE RECENSEAMENTOS art. 2º III é considerada necessidade temporária de excepcional interesse público. Por isso poderia pedir algum ampliamento do período de posse do outro concurso? Aguardo resposta! Obrigada!

  • IIZA disse:

    Olá, bom dia.
    Gostaria de saber em quanto tempo depois posso ser chamada para trabalhar.
    Fiz um concurso e passei em primeiro lugar, já fui convocada a entregar os documentos e exame para pericia médica, até agora tudo certo. Mas, me entregaram um papel dizendo para eu aguardar em casa, só que isso já faz uma semana e eu não recebir nada ainda.
    O que eu faço agora? E em quanto tempo depois de já ter passado pela pericia médica e entregue os documentos uma pessoa pode ser chamada ou reconvocada para trabalhar?

  • brunna disse:

    eu posso entrar com ms , no casa do concurso ter inspirado e a vaga não foi preencrida , e eu sou a proxima da lista e não fui nomeada pelo fato de o concurso ter expirado.

  • Lívia disse:

    Gostaria de saber se o concurso do IBGE 2010 (censo) poderá prorrogar a data para a posse??
    Pq fiz o concurso e tirei uma boa nota, mas na data que estar prevista para a contratação eu ainda n terei 18 anos..é questão de um mes!
    Queria saber se posso prorrogar a data para me apresentar e para tomar posse, como diz a lei 6.123/68 Estatuto do Servidor pulblico de Pernambuco.

  • maria aparecida neves disse:

    Boa tarde, passei em 3º lugar em um concurso publico municipal, o edital divulgou 5 vagas, entrei na justiça e perdi a juiza disse que a aprovação não e direito liquido e certo a nomeação, mas e a nova lei. Não sei se devo recorrer para a 2ª instancia. aguardo resposta. Obrigada

  • monalisa disse:

    Boa noite! Eu passei em um concurso para professor em quarto lugar e eram duas vagas. Eles chamaram as duas vagas. Como fiquei em cima deles para eles me chamarem eles me deram um contrato dizendo que depois iam tentar me chamar. Ja estou trabalhando la pelo segundo ano. A validade ja acabou e quero entrar com mandado de segurança. POis a vaga existe.Eles ate chamaram pelo concurso agora antes de acabar a validade uma professora de educação fisica para trabalhar na mesma escola que eu trabalho. tenho chances?Obrigada
    espero a resposta anciosa

  • Ricardo Souza de Brito disse:

    Bom dia! Gostaria de uns esclarecimentos relacionado a concurso! Eu fiz um concurso da Educação do Tocantins e fiquei em 2º lugar numa determinada cidade. O rapaz q ficou em 1º lugar assim q tomou posse conseguiu remoção/ transferencia. A cidade ficou sem professor concursado. O governo colocou uma contratada. Tenho direito de ser nomeado? o que devo fazer p/ conseguir minha vaga? Por favor me respondam!!! orbigado

  • Lino Barreto disse:

    Olá, passei em 2º lugar em um concurso para contador em que foi disponibilizado 1 vaga, porém o 1º colocado ja assumiu outro concurso. Estou torcendo para que saia as nomeações, mas se não houver as nomeações será que eu consigo recorrer a justiça, pois sou o 2º colocado. Estava pensando em conseguir uma declaração de desistência com o 1º colocado..
    Espero ancioso por resposta .. Obrigado !!

  • Ronaldo disse:

    Fiz o concurso para técnico agrícola na cidade de Porangaba. Estou classificado em primeiro lugar. Isso foi a 9 meses e até agora não me chamaram. Estou na espectativa . Ligo para o RH da prefeitura e não me informam de nada. Dizem que não sabem. Por que abrem concursos se não é para chamar?
    Que devo fazer?Continuar na espectativa? Até quando?

  • marcelo oliveira disse:

    Passei no concurso da prefeitura em primeiro lugar e não convocarão, renovaram os contratos dos que já trabalhavam inclusuve um segundo colocado da minha area foi renovado o contrato, como devo proceder.

  • LINDOMAR BARROS FILHO disse:

    Caros amigos, passei nos dois últimos concursos para professor do ensino fundamental, aqui em São Luis, Maranhão, fiquei em ambos os concursos excedentes.Só que fui chamado para contrato e,exerço esse contrato ´ha mais de quatro anos.Existem vagas, mais o prefeito não nomeia os excedentes.Nessa situação posso entrar com um mandado de segurança antes do concurso expirar? me indiquem uma solução.

  • marcia disse:

    passei em um processo seletivo que tem validade de 6 meses o prazo inspira no dia 31 de dezembro de 2010, fui convocada para entregue de documento para habilitação ja faz um mes . gostaria de saber quanto tempo demora ate a convocação final?

  • EDIVANE SOUSA disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se ainda tenho direito em ser chamada no concurso que passei em 2005, pois passei dentro do numero de vagas, os 4 anos se passaram e eu não entrei com mandado de segurança e agora fiquei sabendo que alguns colegas que entraram com mandado de segurança estão sendo chamado para assumir. E agora como fico, posso fazer alguma coisa para ser chamada?

  • ANA PAULA SOARES disse:

    Realizei o concurso para o Hospital unversitário da UERJ este ano e fiquei 611°, eles já chamaram o nº de candidatos estipulado no edital, no entanto estão contratando vários funcionários, quando existe um banco de concursados, gostaria de saber se tenho de entrar na justiça, e se no caso eu terei o direito de ser empossada pois as vagas existem pois estão contratando.

  • Eric Silva disse:

    #

    Boa Noite! Passei em primeiro lugar no concurso público de minha cidade, no entanto, já se passaram oito meses desde a publicação do resultado final no site da organizadora e até agora esse resultado não foi homologado, no edital a validade do concurso é de dois anos. O problema se agravou depois que o prefeito contratou pesssoas, incluindo o que passou em terceiro lugar para o mesmo cargo que eu prestei o concurso, que eram só duas vagas. Por favor, me digam o que eu faço, já que o concurso nem mesmo foi homologado. Me mandem resposta no meu e-mail.Obrigado!
    # Silva

  • renan silva disse:

    fui aprovado dentro do numero de vagas em um concurso realizado no ano de 2008 , no inicio do ano de 2011 sera iniciada a primeira turma do curso de formaçao ,foram ofereceidas 1000 vagas mas só chamaram para essa primeira turma 248 candidatos , fiquei sabendo que a validade só começa a ser contada apos a formaçao da 1ª turma , só que eles dizem que nao ha previsao para a segunda turma de formaçao , restaram 752 candidatos aprovados dentro do numero de vagas para as turmas restantes , gostaria de saber qdo devo pedir mandado de segurança , só quero ter o direito de garantir minha vaga meu lugar de direito !!!!

  • Cirlene Martins de Lima disse:

    Boa noite, passei em concurso em 2008, para professores de Series Iniciais do Ensino Fundamental. Passei em décima quinta, concori para duas vagas, mas o que me chama a atenção que os professores em Ed. Infantil foram chamadas em Janeiro de 2011, além das vagas ofertadas. No ano de 2010 trabalhei como professora nesta área a qual prestei concurso, como contratada e além disso todo ano uns 100 professores são contrados nesta área. Em 2009 prestei outro concurso para mesma área em um município vizinho a qual fui chamada e irei assumir a lotação, na qual concori para oito vagas passei em vigésima. Mas o que me intristese é que conheço a realidade do primeiro município, meus filhos estudam na rede e vou precisar me deslocar tão longe e fora de mão. Posso fazer algo para mudar essa realidade, pois sempre tive maior interesse no primeiro concurso que passei. Me ajudem por favor

  • Reginaldo disse:

    Fui aprovado em concurso público num município. A príncipio, foi oferecida apenas uma vagano edital .Eu passei em terceiro.A primeira candidata assumiu o cargo. Posteriormente, criou-se dois cargos, porém chamou apenas a segunda colocada.O cargo era para 30 h/a, mas obtive informações de que na realidade passou-se a ser 20 h/a na unidade escolar. Em seguida, o município lançou um processo seletivo, alegando que sobraram apenas 03 horas aulas (supondo-se que é uma inverdade), mas resta-me uma dúvida. Se os dois cargos foram criados juntos é porque tem vaga. Nesse caso eu não teria direito a nomeação? Lembrando que fui, automaticamente, excluído. Caso queira concorrer a vaga tenho que prestar a prova seletista.

    Aguardo resposta…

    Um grande abraço

    Reginaldo

  • Renato disse:

    Olá, por favor me tire uma duvida, prestei concurso prefeitura do Natal/RN, no edital consta para 15 vagas, foi homologado na data 02/11/2006, venceu em 02/11/2010, ai é que vem minhas duvidas pois das 15 vagas, apresentaram-se só 13 candidatos, existe essas 2 vagas abertas até os dias de hoje, a 1º duvida é, nem 16º, 17º e muitos menos os outro candidatos reividicaram seus direitos, mesmo com o vencimento do concurso ainda ha tempo de reivindicar esse direito. A 2º duvida é minha colocação foi a 56º, como nem o 16º,17º por direito as vagas seria dos respectivos, pois os mesmo em nenhum momento preocuraram seus direitos, baseado nisso mesmo com minha colocação sendo a 56º eu tenho esse direito de reivindicar a convocação pois nenhum outros candidatos se interessa, quando fique sabendo desta 2 vagas o mesmo ja tinha expirado, mesmo assim tenho esse direito sim ou nâo, grato desde já pela compreenção, obrigado.

  • william disse:

    olá, passei em 8° lugar em um concurso municipal, eram 10 vagas mais na area de trabalho não chega a 6 o numero de funcionario, agora não sei se vou ser chamado, se por acoso eu não for chamado o que devo fazer?

  • erdio jean disse:

    Olá!!passei em quarto lugar, e o edital oferecia duas vagas, gostaria de saber qual minha chance de ser chamado durante o período de validade do concurso público.
    Obrigado

  • Flávio disse:

    Boa noite, gostaria que me auxiliassem quanto ao meu caso.
    Passei no concurso publico na cidade de Ouroeste no cargo de escriturário onde foram homologadas 04 vagas para este vargo. Na classificação final tambem homologada no dia 23 de junho de 2010, fiquei em terceiro colocado, ou seja dentro das vagas, porem até agora passados mais de 7 meses nada aconteçeu. O que posso estar fazendo?

  • Gialmeida disse:

    Olá,Passei em um processo seletivo para enfermeiro da samu, contendo oito vagas, em terceiro lugar, porem a prefeitura, alega nao ter verbas para chamar, mas mantem os contratados que ja estavam ocupando os cargos, como proceder.?
    O concurso foi em março de 2010.

  • Alessandro disse:

    boa tarde, minha situação é a seguinte passei em um concurso municipal em primeiro lugar para tecnico em aquicultura, o edital saiu em 2009 e foi homologado em 2010 acho que em abril, e até o momento nada de me chamarem. Oque eu faço? to desesperado…

  • BRUNO ALVES FERREIRA DE OLIVEIRA disse:

    Boa tarde!

    Prezados,

    Sou membro de um escritório de Advocacia no Estado do Rio de janeiro, escritório especializado em concursos públicos, quaisquer informações ligue para 8556=7139 que esclareceremos as suas dúvidas e encaminharemos para um de nossos Advogados.

  • edson schneider da silva disse:

    Boa Noite!

    Minha situação é a seguinte fiz um concurso em 2008 no edital tinha 16 vagas, minha colocação foi o 16.
    Ja prorrogaram o prazo e estou trabalho numa vaga temperária tendo o concurso.
    O que devo fazer para ser nomeado?

    Aguardo respostas! Obrigado.

  • Nascimento disse:

    Passei num concurso publico fedeal, e gostaria de saber se existe alguma lei que possibilite ao candidato classificado e aprovado, a prorrogação de prazo de validade do concurso, além daquele estipulado pelo edital da Universidade (um ano, prorrogável por mais um).
    Obrigada.

  • Viegas disse:

    Bom dia, Fui aprovado dentro do nº de vagas para Guarda Municipal; no Edital tinha disponivel 30 vagas só passou 28 candidatos, já se passaram 1 ano e 4 meses des da homologação. de todos os cagos do concurso publico só a Guarda ainda não foi chamado,nem metada,o Prefeito alega que o municipio não tem recursos vinanceiros pra convocar a Guarda agora. A cama diz: ” que já vem verba para está função”, como devo proceder junto a justica para ter meu direito acegurado???
    De já Grato pela Resposta

  • Hellem Souza disse:

    Boa Tarde!
    EU FIZ UM CONCURSO PÚBLICO DE PREFETURA DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, FUI CLASSIFICADA EM 7º LUGAR, JÁ CHAMARAM AS 6 PRIMEIRAS COLOCADAS (EM FEVEREIRO), ENCONTREI PELA INTERNET A SERCRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL DA REFERIDA CIDADE ESTAVA CONTRATANDO PROFISSIONAIS DA MINHA ÁREA (EM MARÇO), NA ÁREA QUE FUI CLASSIFICADA, EU GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO EM RECORRER JÁ QUE AINDA TEM PROFISSIONAIS A SEREM CHAMADOS, EXEMPLO EU QUE ESTOU EM 7º LUGAR. OU SERÁ QUE A PREFEITURA COM A SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL SÃO ORGÃOS NÃO INTERLIGADOS?E EXPLIQUEM POR FAVOR..

  • Kaique disse:

    Ola passei em um concurso para o cargo de técnico em informática e já passou 1 ano porem não fui chamado, e a empresa que fui aprovado esta utilizando trabalho terceirizado o que devo fazer para tomar posse?

    Desde já agradeço

  • MARIA disse:

    MEU CASA É ASSIM,PASSEI EM EUM CONCURSO QUE FIZ PRA ZELADORA NO MEU MUNICIPIO.SÓ QUE A VAGA PEDIA ENSINO FUNDAMENTAL,E NÃO DIZIA SE COMPLÉTO OU INCOMPLÉTO.MUITAS MULHERES QUE NÃO TEM O ENSINO FUNDAMENTAL COMPLÉTO FIZÉRAM.EU PASSEI DENTRO DAS VAGAS,AGORA NÃO SEI SE VAM ME CONTRATAR POR NÃO TER O ENSINO FUNDAMENTAL COMPLÉTO.ME RESPONDA O QUE VC ACHA.POR FAVOR,PRECIZO MUITO DESTE EMPREGO.

  • Jefferson Masiaga disse:

    Olá! Passei em 1º. lugar no concurso Estatual da Secretaria de Educação de MS em 2006 , válido por 02 anos e prorrogável por igual período. Muitos colegas estão sendo chamados, mas só aqueles que entraram na justiça. E agora faz 12 dias s Secretaria de Administração do Estado chamou novos candidatos de vários cagos, inclusive o do meu (Gestor de Atividades Educacionais) de outros municipios e eu como não entrei na justiça não fui chamado para o cargo e vaga de um dos municipios de MS. Diante do exposto, posso ainda entrar com algum recurso (ação ordinária) para tentar assumir o cargo? Mesmo porque ainda estão chamndo sob justice. Desde já agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta. Obrigado. Jefferson

  • simone endres disse:

    Olá.passei em concurso de professor de area, colocação de quarto lugar, nomearam três.O concurso não foi homologado e expirou neste ano em fevereiro.Neste mês realizaram outro apenas para banca de vaga.Enquanto esperava nomeação uma professora nomeada pediu exoneração e havia contratos.Me disseram que posso recorrer até cinco anos se comprovado que houve contratação e não me nomeando.Verdade???Devo procurar meus direitos ou desistir.Por favor responda.

  • eduardo nazareno bernarda da graça disse:

    Passei no concurso público da SESMA (PREFEITURA DE BELEM) , estou desempregado sem possibilidade de emprego futturo, por este motivo, quero saber se tenho direito a ser empossado na vaga a que tenho direito, ja que passei em 6º lugar, onde o nº de vagas era de 8 (oito). E como devo proceder para ser empossado. Desde já agradeço a oportunidade de tirar essa dúvida que é de muitos outros aprovados em concurso público. um grande abraço e obrigado.

  • ivanete disse:

    passei no concurso publico da prefeitura municipal de barreiras em 2004 entrei com acao ordinaria no ano de 2005 ja vai 6 anos.o processo estar em salvador/ba segundo grau. o que posso fazer para agilizaro meu processo se a meta2 nao pode passar de 5 anos.mande resposta porfavor

  • Ezequiel disse:

    Boa tarde. Sou excedente de um concurso público para o cargo de professor que ocorreu no estado do Maranhão em 2009 sou o 1º excedente da cidada da qual me inscrecvi o concurso foi prorrogado ate 17/02/2012. Eu sei que existe carencia para a disciplina que ministro aulas mas o governo do estado não chama os excedentes e sim contrata, o que devo fazer para se nomeado?

  • Luiz Carlos disse:

    Bom Dia,

    Passei em 10º lugar em concurso publico realizado na fundação casa no estado de SP, foram informada a existência de 16 vaga, e até o momento chamaram apenas 8 concursados, gostaria de saber qual seria o procedimento para recorrer a estas vagas. Lembrando que o concurso foi realizado no ano de 2009.

    Grato

    Luiz Carlos

  • silvio bueno dos santos disse:

    boa noite fiz a prova do concurso mpu tec de segurança no ano de 2010 a nota foi 6,9 se possivel quero saber se é valido por dois anos pois é o primeiro concurso que fiz agradeço desde já a resposta.

  • manoel soares disse:

    olá, queria muito que vc me ajudasse, passei em primeiro lugarem em um concurso que oferecia seis vagas e mais uma para deficiente, só que na minha inscrição está como deficiente, eu perco a vaga se a pericia negar?se poder me responder o mais rápido ficarei muito grato. obg!

  • Juliano de Souza disse:

    Prezado

    3 era o numero de vagas no concurso fui aprovado em 10 lugar, o município nomeou os 3 porém apenas 1 assumiu ficando 2 vagas em aberto, no ultimo dia entre com uma ação na justiça (único), para que a vaga não venha se perde no tempo fui eu o único interessado. O juiz de 1º grau julgou o processo improcedente “fora do numero de vagas” quando ao litisconsórcio passivo 4 ao 9 não poderia citar por não haver comunhão de interesse jurisprudência pacífica.

    Pergunto se eu recorrer tenho condições de reformar. não deveria existir o direito de prioridade ainda que 1 dos aprovados manifestasse interesse. parece que essa decisão engessou

  • Fabiola disse:

    Caros,

    Como fica a situação de concursos públicos que lançam somente cadastro de reserva no edital? Esta determinação de posse – após a validade do concurso – não contempla esses aprovados?

  • Fabiola disse:

    Caros,

    Como ficam os aprovados nos concursos que só lançam cadastro de reserva? Estes são contemplados por esta determinação de posse após o prazo de validade do concurso?
    Atencisoamente.

  • Marcelo disse:

    Bom dia é o seguinte passei em primeiro lugar para o cargo de Diretor de uma câmara de vereadores de um municipio pequeno, porem segundo eles não há ninguem ocupando minha vaga, mas penso eu para que a câmara funcione alguem tem que exercer as atribuições do cargo de Diretor que são especificas, outra coisa ouvi falar sobre uma lei que garante a convocação imediata para ocupar a vaga desde que dentro do numero de vagas e colocação, mesmo antes do termino do prazo de validade do concurso, tu saberias me dizer se isso és veridico.

    desde já agradeço

  • Daniele disse:

    Boa noite!!!
    Gostaria de um esclarecimento:o edital do meu concurso era para 2 vagas para o cargo pretendido,fui classificada emm 4² lugar,porem o orgao responsavel pela minha categoria profissional exigiu mais dois profissionais trabalhando,fui contratada e ainda nao venceu o prazo de validade do concurso,minha duvida é a seguinte:tenho direito a nomeacao se sim o que devo fazer?Obrigada!!

  • paulo sergio da silva disse:

    boa noite prestei um concurso que no edital pedia 4 motorista, o concurso foi prorrogado de 2 para 4 anos e venceu dia 13 de setembro de 2011, e chamaram 60 motoristas e minha classificasão é 66, nesses ultimos chamados acho que tem gente que desistiu, será que tenho alguma coisa para garantir minha convocação.. obrigado… paulo sergio da silva

  • Ramilton Batinga dos Santos disse:

    Bom dia! De 120 aprovados 20 dos quais faço parte não fui chamado para exercer o cargo de auxiliar eletriceista em alagoas, concurso realizado em 1990, antiga CEAL HOJE ELETROBRAS, mas diz alei de 1916 no art. 177 diz que as ações ordinarias prescrevem com 20 anos e atempo entramos com o processo, que ainda tramita, na 7 vara civil em maceió-al, eu, Monoel e José Magalhes vivemos este momento tão esperado, tivemos a sorte de nos encontrarmos em uma empresa prestadora de serviço para CEAL, que exigia conhecimento básico de eletricidade para atuar como auxiliar de eletricista e dos 20 deixados fora o JOSE MAGALHAES fez o cometario do então concurso da CEAL no qual fizemos parte da equipe de treinados, ultima etapa do concurso, e que dizia ter apresentado o certificado do treinamento, com o dele fui a antiga CEAL HOJE ELETROBRAS, pedir a segunda via do meu, dai fui surpreendido com a diretora do RH- recursos humano, sem entender tal pedido, para que servia o certificado que a validade era exclusivamente de funcionário do quadro, então falei que não era funcionário e precisava para apresentar em uma pretadora de serviço, e sem acreditar no absurdo perguntou-me o ano e eu lhe disse ano, colocação, folha do livro de registro dos concursados, assim como o nome do instrutor, que por coincidência entrava na sala comprimentado e querendo saber em que setor me encontrava, foi dai que procurei um advogado, e as espectativas são das melhores…esperamos que esta LEI venha elucidar de uma vez por todas esses concursos feito somente para eliminar dividas com as incrições dos candidatos, como também evitar a entrada de apadrinhados.Para qualquer esclarecimento sobre meu caso fone (82) 8813-8172.

  • kerla calila disse:

    fiz o concurso para auxiliar de serviços gerais, eram cinco vagas fiquei em 6º lugar so que a pessoa que passou em segundo lugar foi nomeada e desistiu da vaga entao autamaticamente eu passei para o que 5º lugar gostaria de saber se eu tenho alguma chance?

  • Alessandra disse:

    fui aprovada em um concurso publi do estado de SP, fui na escolha de vaga, estou esperando sair a nomeaçao no diario oficial do estado de sp mas quero desistir, isso implica em alguma coisa ou posso simplesmente nao comparecer no local onde escolhi vaga dentro do prazo previsto? Me responda urgente. Obrigada.

  • elizabeth disse:

    meu marido passou em um concurso em manaus em 2005 para t[ecnico de enfermagem , so que nessa epoca a mae dele ficou doente ele viajou com ela , agora em 2011 ele entrou com um pedido de renomeao junto a secretaria de saude com os documentos pravando a doen;a da mae que e degenerativa . em abril deste ano ate agora esta aguardando resposta, o processo esta passando de gabinete em gabinete , sera que ele tem chance de ser nomeado , sendo que ate hoje a secretaria esta nomeando alguns da lista de espera , mas meu marido ficou em 15 lugar mas nao tomou posse na epoca por causa da viagem eram 35 vagas ,

  • waldeir luiz de barcelos disse:

    “olá passei em primeiro lugar no concurso publico de minha cidade para o cargo de( operador de maquina pesada) sendo que no edital tinha apenas 1 vaga para o cargo, o concurso venceu ano passado e foi prorogado por mais 2 anos, eu quero saber se tenho direito da vaga e se tenho o que devo fazer. Por favor me responda?…

  • maria disse:

    oi passei nos correios no teste escrito e físico. no cadastro reserva mas não fui chamado. o que posso fazer

  • Erick da silva peniche disse:

    oi, gostaria de saber como esta indo a convocação dos aprovados da sesma

  • MARIA DA PENHA MORAIS disse:

    ola, fiz o concurso da seplag, havia 145 vagas sendo 5 por cento p deficiente, sendo que haveria cadastro reserva sera que convocam cadastro reserva, pois minha classificaçao e de 160 colocaçao, aguardo resposta em meu email,por favor desde de ja agraeço ,maria da penha morais, penha10@LIve.com

  • MARIA DA PENHA MORAIS disse:

    ah, fiz o concurso da sesab de 2005, minha classificaçao foi de 154, naõ fiquei sabendo quantos foram os convocados, poderiam me informar o numero de convocados e se ainda chama classificados p esse concurso desde de ja agradeço maria da penha morais tecnica de laboratorio me envie resposta pelo meu email ,penha10@live.com obrigada
    i

  • cristiano de souza rodrigues disse:

    Boa Noite! Fui aprovado no concurso da prefeitura da cidade de catas altas em Junho de 2011. Tinham cinco vagas, fui o terceiro colocado mas, até agora não fui chamado. o que devo fazer?

  • vania disse:

    boa noite, fui aprovada no concurso da polícia militar e não fiquei atenta ao edital e acabei perdendo o chamamento para entrevista de verificação de afrodescendência, e agora o que eu devo fazer?

  • ELAINE disse:

    fui aprovada num concurso que anunciava 2 vagas, fiquei em 4º lugar, contudo na instituição existem mais profissionais na minha mesma categoria trabalhando com contrato, eu enquanto concursada nao teria preferencia a essas vagas…

  • GEOVANA disse:

    PASSEI NO CONCURSO DE AGENTE DE SAUDE DE SJC PASSEI DENTRO DAS 21 VAGAS QUE HAVIA NO EDITAL QUANTO TEMPO LEVA PARA COMEÇAR A CHAMAR DEPOIS DA HOMOLOGAÇÃO, POIS EU LIGUEI NA SECRETARIA DE SAÚDE E ME RESPONDERAM QUE NÃO HAVIA VAGAS EM ABERTO NO MOMENTO ELES PODEM LANÇAR NO EDITAL UMA QUANTIDADE DE VAGAS QUE NÃO EXISTEM?
    O QUE FAÇO QUANDO COMEÇO A ME PREOCUPAR?

  • Antonio disse:

    Passei num concurso publico no 3° lugar, onde havia em edital 2 vagas ao cargo, o concurso foi homologado em dez/2010, tendo sido convocado a posse em março/2012, o 1º colocado e abdicado do cargo sem tomar posse pois havia passado em outro concurso, então com a dessistência do 1º colocado a 2º colocação recai para o 3º que no caso sou eu; pergunto: posso no momento entrar com um Mandado de Segurança para garantir meus direitos ou esperar o término da validade do concurso para me manifestar?

  • Robson Pessoa da Silva disse:

    fiz dois concursos para prefeitura de niteroi o primeiro fiquei em 7 lugar e não fui chamado o segundo fiquei em 4 lugar com essa nova lei eu tenho chance de ser chamado

  • Paulo dos Santos disse:

    OI PESSOAL, EU FIZ O CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNQUEIRO 2011 E FUI APROVADO, FICANDO ENTRE OS “CLASSIFICADOS”.

    O PRAZO DO MESMO FOI DE 6 (SEIS ) MESES (O QUAL FOI HOMOLOGADO NO DIA 2 DE AGOSTODE 2011) E PRORROGADO (ISTO É O QUE INFORMA A ADMINISTRAÇÃO) POR IGUAL PERÍODO.

    PORÉM HOJE DIA 15/06/2012 FALTAM SOMENTE 21 DIAS PAQRA A CONVOCAÇÃO, POIS NESTE ANO DE ELEIÇÃO “NÃO É POSSÍVEL” POR LEI, SER NOMEADO 3 (TRÊS) MESES ANTES E NEM 3 (TRÊS) MESES APÓS AS REFERIDAS ELEIÇÕES . AINDA, A LEI DIZ QUE A PARTIR DA CONVOCAÇÃO TERIAMOS 30 DIAS PARA NOS APRESENTARMOS. COMO, SE FALTAM MENOS DE 30 DIAS?

    O QUE ACONTECE É QUE CONVOCARAM ALGUNS APROVADOS E TAMBÉM, É CLARO, CLASSIFICADOS. PORÉM OUTROS QUE ESTÃO ENTRE AS VAGAS , OU SEJA, CLASSIFICADOS E CONSEQUENTEMENTE AMPARADOS POR LEI ( STJ E STF)SEGUNDO ÚLTIMAS RESOLUÇÕES, NÃO FORAM AINDA CONVOCADOS.

    A PIOR PARTE É QUE PELO QUE FIQUEI SABENDO FORAM CONTRATADOS NOVOS FUNCIONÁRIOS (EM DETRIMENTO DOS APROVADOS) NO INICIO DESTE ANO E CREIO QUE ISTO FERE OS DIREITOS DOS “CLASSIFICADOS”.

    VÁRIOS DE NÓS, APROVADOS E CLASSIFICADOS NOS REUNIMOS EM JUNQUEIRO PARA DISCUTIR O ASSUNTO. MAS SOUBEMOS DE BOATOS DE QUE EXISTEM AMEAÇAS PARA AQUELES QUE QUEREM PROCURAR A JUSTIÇA.

    NÃO PRETENDO ME IDENTIFICAR POR CONTA DESTAS SUPOSTAS AMEAÇAS, A FIM DE EVITAR REPRESÁLIAS. MAS GOSTARIA QUE ESTE CASO FOSSE AVERIGUADO.

  • valeria disse:

    Passei num concurso publico do estado de São Paulo, para trabalhar como agente de organização. Fui na escolha da vaga, mas nao me deixaram tomar porque meu certificado de segundo grau de um curso que fiz a distancia ainda não saiu no diario oficial; Mas tenho o certificado de conclusão emitido pela escola. O que devo fazer pra tomar posse já que o prazo se esgotou.
    É verdade que curso a distacia de uma escola do Rio feito aqui em Saõ Paulo não é reconhecido.

  • Nilce disse:

    Bom dia,
    Passei em 6º lugar para o concurso 2010/03 da Cobra Banco do Brasil, (agora Banco do Brasil Tecnologia e serviços), fui convocada a entregar a documentação em 06 de julho de 2011, liguei na matriz no Rio de Janeiro e a documentação está em ordem. Disseram-me para aguardar em casa a convocação para exame médico.
    Desde outubro de 2012, não respondem meus emails, quando ligo dizem que os responsáveis pelo concurso não atendem mais telefones.
    Na semana seguinte a convocação sai do meu emprego de quase 11 anos, recusei a convocação de outro concurso e de empregos, pois havia sido chamado para o Cobra BB.
    Gostaria de ser orientada quanto aos meus direito, posso entrar na justiça pedindo indenização por dano moral e financeiros?

  • marines disse:

    eu estou aprovada no concurso publico e nao me chamaram me contrataram. o que eu faço?

  • zoraide disse:

    Boa tarde,

    Fui convocada para assumir o cargo de professor ensino médio do Estado do RJ, que fiz em 2011. Entreguei o resultado da Perícia em 22/10 e a até o momento 15/11 não saiu minha convocação. Fico preocupada se está tudo correndo normal mas o único contato que tenho é com a Metro que pede que eu continue aguardando. Eles não teriam um prazo para nomear a partir da entrega dos exames? Como quem posso fazer contato para saber como devo proceder?
    desde já agradeço,

  • GLAUCIA disse:

    OLÁ !!!
    GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE UMA DÚVIDA. PASSEI EM UM CONCURSO PÚBLICO, FIQUEI EM 3º LUGAR, MAS SÓ HAVIA 1 VAGA NO EDITAL.A PRIMEIRA JÁ FOI NOMEADA E ESTÁ TRABALHANDO, A 2ª TAMBÉM ESTÁ TRABALHANDO, PORÉM CONTRATADA E EU TAMBÉM TENHO A CHANCE DE TRABALHAR NO CARGO AO QUAL FIZ O CONCURSO, SÓ QUE POR MEIO DE CONTRATO. ENTÃO ME VEM A DÚVIDA, SE EXISTE CONCURSADO NO CARGO E EXISTE A EXISTÊNCIA DE CONTRATADOS, AS VAGAS NÃO DEVERIAM SER PREENCHIDAS PELOS CONCURSADOS E OS MESMOS NOMEADOS? ACHA QUE DEVERÍAMOS ENTRAR COM UM MANDATO DE SEGURANÇA JÁ QUE O CONCURSO AINDA ESTÁ EM VIGOR? SE O CANDIDATO PROVAR A EXISTÊNCIA DA VAGA ELE DEVE ENTRAR NA JUSTIÇA?

    PS: TENHO CERTEZA QUE EXISTEM ATÉ MAIS DE 2 VAGAS.
    AGUARDO RETORNO ATENCIOSAMENTE!!!
    OBRIGADO!!!!!

  • terezinha disse:

    fui convocada em concurso público, mas fui impedida de assumir porque na data que compareci havia mudado de prefeito, então, o mesmo me informou que não poderia tomar posse porque todos os convocados no concurso depois das eleições (novembro de 2012), não poderiam assumir seus cargos por terem sidos convocados só após as eleições…mas isso foi o que o novo prefeito disse para mim, pois as pessoas que assumiram em dezembro de 2012, antes do novo prefeito entrar, estavam trabalhando..Depois de algum tempo verifiquei se essas pessoas continuavam trabalhando e constatei que sim, então quero saber se posso recorrer na justiça para assumir meu cargo e também se tenho direito a indenização pelo tempo que fui impedida de trabalhar?…………………………………………………………………………………………………………OBS: no edital constava apenas 25 vagas, fiquei na colocação 35, mas há pessoas que estão na posição 43 e confirmei que estão trabalhando lá no município como concursada e compareceu depois que eu para assumir o cargo…

  • Valdelice disse:

    Boa tarde! Meu é Valdelice, moro no Estado do Tocantins e no final de 2012 fui aprovada em 1° lugar em um Processo Seletivo Simplificado do Tribunal de Justiça do Tocantins. Porém, até o momento não foram realizadas as nomeações, pois, segundo o TJTO, não há disponibilidades de verbas. Gostaria de saber se eu tenho direito a vaga caso entre na Justiça, uma vez que trata-se de Seleção Simplificada para Contrato temporário. Fui informada que mesmo sendo essa especie de seleção os candidos tem direito liquido e certo dentro do número de vagas. Estou em dúvidas se vale entrar na Justiça. Já verifiquei que a Vara na qual eu pretendo a nomeação existe uma vaga, e inclusive estão solicitando um servidor concursado do Estado ou do Município para ocupar a referida vaga.

  • JACI TRES disse:

    BOA NOITE.
    FIZ CONCURSO PUBLICO PARA CONTADOR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHOTA -SC, E FIQUEI EM PRIMEIRO LUGAR.
    JA FUI CONVOCADO PARA ENTREGAR A DOCUMENTAÇAO E JA ENTREGUEI TODA A DOCUMENTAÇAO EM 25.07.2014 E ATE A PRESENTE DATA AINDA NAO FOI CHAMADO PARA TOMAR POSSO.
    GOSTARIA DE SABER O QUE EU DEVO FAZER ESPEARAR OU EXISTE ALGUMA LEGISLAÇAO QUE EU POSSO EXIGIR OS MEUS DIREITOS.
    Aguardo uma orientaçao no meu e-mail.
    Ilhota-sc, 12 de agosto de 2014

    um abraço

    jaci tres

  • suri disse:

    Olá,

    Fiz um concurso e fiquei na quarta posição, eram 2 vagas sei que um desistiu e o terceiro colocado parece que foi chamado e não sei se assumiu, se não, quais minhas chances como devo proceder? Sei que o órgão tem muitos funcionários terceirizados e o concurso vence em um mês!!!! Por favor me esclareça essa dúvida, meu e-mail está aí.

  • cristina disse:

    Boa noite, passei em um concurso para professora fui chamada e não pude assumir e pedir afastamento temporário. Vugo final de lista há algo que posso fazer para assumir minha vaga mesmo depois de ter pedido o afastamento temporário? Obrigada pela atenção

  • cris disse:

    oração para ser chamado em concurso
    Em nome da água que tudo permeia,da terra que tudo forma,da luz que tudo clareia,do fogo que tudo transforma,que eu alcançe sem demora o que desejo ser chamada no concurso para vaga de fiscal de obras e posturaSei que vou ganhar muito dinheiro,muito dinheiro que nem eu mesma saberei contar.Amem!
    publica imediatamente que sua graça será alcançada



Últimos Comentários