Substituto do Celta terá formato do Opel Agila
De todos os projetos secretos da GM, o mais bem escondido é o do Ônix, modelo subcompacto que deverá aos poucos ocupar o lugar do Celta.
Tanto sigilo se explica, pois esse é o segmento mais importante do mercado brasileiro, em termos de volume. Ele mira nos dois líderes de mercado, o Gol e o Uno.
Autoesporte conseguiu, em parceria com o site Novidades Automotivas, algumas pistas de como será o modelo. A inspiração para o projeto foi o Opel Agila, subcompacto vendido na Europa e desenvolvido com ajuda da Suzuki (sua geração atual é de 2007).
Por que Agila? Por causa de suas proporções, consideradas ideais para o mercado brasileiro. Ele tem silhueta de uma microvan, com quatro portas e cinco lugares. É mais curto que o Celta, mas bem mais alto e com excelente aproveitamento de espaço interno e porta-malas. Logo, o formato do Ônix será igual ao do Agila.
Mas só a casca. O desenho vem sendo trabalhado há um bom tempo pelo chefe de design da GM do Brasil, Carlos Barba. Terá a cara dos novos Chevrolet, com grade cortada por uma barra com gravatinha.
Por isso, em alguns aspectos, lembrará o Spark, que é um pouco menor que o Agila e tem porta-malas diminuto. A produção começa no segundo semestre do ano que vem, em Gravataí (RS). Os motores usados serão os da nova fábrica de Joinville (SC), que também fica pronta em 2012.
A ironia do destino é que a GM está abandonado o DNA Opel em seus modelos, depois de décadas de sucesso das linhagens Opala, Chevette, Monza, Kadett, Corsa, Astra, Vectra, Meriva e Zafira. Na nova fase, o único a manter em pé na Opel será justamente o modelo de entrada da linha.
Confira outras 10 novidades que a GM prepara para os próximos anos na edição de abril da revista Autoesporte que está nas bancas ou na versão para iPad.
fonte: GLAUCO LUCENA
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email