O desmatamento da Amazônia em outubro ultrapassa o tamanho da Ilha de Santa Catarina
A floresta amazônica perdeu 541 km² de floresta no mês de outubro, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (05). A área equivale a um terço do município de São Paulo, e ultrapassa o tamanho da Ilha de Santa Catarina. O índice é 8% inferior ao desmatamento registrado em setembro, de 587 km².
A medição faz parte do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que utiliza imagens de satélite e identifica apenas áreas com tamanho com tamanho superior a 2.500 m². Na medição, são levados em consideração tanto os locais em que a floresta foi completamente destruída – o chamado “corte raso” – quanto as áreas em que houve destruição de parte das árvores – fato conhecido como “degradação florestal”.
Devido à cobertura de nuvens, apenas 73% da Amazônia Legal pôde ser vista nas imagens analisadas. Os estados que ficaram mais encobertos foram o Amapá (87%) e o Pará (40%). O índice de desmatamento foi semelhante ao registrado no mesmo mês de 2007, com um aumento de 9%. Em setembro do ano passado, o Inpe registrou 498 km² de devastação.
O estado que mais perdeu áreas de mata foi Mato Grosso, onde foram desmatados 232,8 km² de floresta amazônica, segundo o Inpe. O Pará está em segundo lugar, com 218,8 km², seguido por Rondônia, onde houve 36,4 km² de devastação.
Todos os focos de desmatamento detectados em setembro em breve poderão ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo Amazônia.vc, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.
Alerta
O sistema Deter é desenvolvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a floresta ainda não foi totalmente derrubada, ele permite que providências sejam tomadas antes que toda a mata seja derrubada.
O balanço anual e consolidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução melhor e consegue detectar focos menores de destruição.
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email
Embora muitos pensa que não é problema nosso, não devemos ficar com os braços cruzados, devemos ter consciência ambiental.
Se cada um se envolver com a causa ambiental logo teremos uma amazônia legal.
Boa tarde, será que vcs poderiam me ajudar, pois preciso de uma foto de satélite do mapa de Santa Catarina com as áreas desmatadas, meu filho precisa fazer um trabalho para entregar amanhã dia 11/11, e não encontrei nada. Desde já agradeço.
eliete de uma olhada neste site e veja se eh isso q vc quer
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/531/santa-catarina-continua-campea-em-desmatamento
ai que merda acho que sou a unica pessoa que entrou nesse site desde quando ele existe ksksksk
brincadeira viu
Cadê os governantes? a cada dia mais aumenta essa destruição.nós queremos respirar,a amazônia quer respirar,o universo pede socorro!!!!! ajudem-nos,